Você sabia que a Shell Eco-marathon, que acontece no Brasil até essa quinta-feira (11) tem três categorias: Gasolina, Etanol e Bateria elétrica? O objetivo da maratona é desenvolver um veículo com maior eficiência energética usando essas fontes de energia, ou seja, um carro que chegue mais longe consumindo menos.
Mas como cada fonte de energia se comporta?
Entre os dois combustíveis mais utilizados no mundo em carros de passeio, gasolina e etanol, a grande campeã de eficiência energética ainda é a gasolina. O veículo vencedor dessa categoria na segunda edição brasileira, que ocorreu em 2017, atingiu a impressionante marca de 525,7 km/L . Foi desenvolvido por estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina. Já o carro vencedor da categoria Etanol, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fez 412,4 km/L.
Compare esses dois veículos com um carro popular econômico, que consome uma média entre 10 e 15km/L de gasolina na cidade: é muita economia, não é?
Quanto ao carro elétrico, a comparação não pode ser a mesma, já que as unidades de medida são diferentes. O ganhador da categoria no ano passado, também da Universidade Federal de Santa Catarina, chegou a 363,6 km/kWh, uma marca também impressionante, considerando que, em média, um carro elétrico vendido no mercado utiliza 30kWh para rodar 160km.
Salto em eficiência
O salto de eficiência energética em cada categoria de um ano para outro da maratona é perceptível. Basta comparar os resultados de 2017 com 2016 para ver que a evolução da tecnologia foi rápida.
O projeto que ganhou a Shell Eco-marathon na categoria Gasolina em 2016 não chegou nem perto do vencedor do ano passado. Ele atingiu “apenas” 190,2 km/L. Na etanol, 102,8 km/L e na Bateria elétrica, “míseros” 139,3 km/kWh. Ou seja, a cada ano, as equipes se dedicam para aumentar a performance e criar veículos cada vez mais eficientes.
A competição saudável estimula a pesquisa, promove o desenvolvimento científico e contribui para a criação de soluções sustentáveis visando a preservação do meio ambiente. Com carros mais econômicos e potentes.
Será que teremos recordes esse ano?
Acompanhe os resultados das corridas também nas redes sociais e em nosso canal do YouTube:
Conheça as 3 categorias da Shell Eco-marathon Publicado primeiro em https://blogdaengenharia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário