quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Invista nas redes sociais da loja de materiais

A internet já se tornou parte integrante do dia a dia da população mundial. Só no Brasil são 116 milhões de usuários segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  O relatório Digital Global 2018 disponibilizado pela We Are Social  revelou que existem mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usando a Internet. E são mais de 3 bilhões de pessoas ativas nas redes sociais, sendo que 9 em 10 desses usuários acessam suas plataformas preferidas através de dispositivos móveis. Logo, a entrada nesse ambiente deve ser feita com seriedade, pela porta da frente, para não ter a imagem da empresa prejudicada, especialmente nas redes sociais da loja. “Essas mídias exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer respostas rápidas. Ele não pode sentir que está falando sozinho”, orienta Bruno Caetano, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

A internet se tornou uma ferramenta fundamental na hora de  buscar informações e recomendações sobre determinado produto ou serviço, portanto, se a empresa ou loja não está inserida nas principais redes sociais, acaba perdendo vendas e principalmente espaço junto à concorrência dentro de um mercado que já possui um nicho muito particular. Na construção civil, a necessidade de estar presente nas redes sociais está crescendo cada vez mais. Por se tratar de um tema muito específico, muitas vezes, os profissionais da área sentem dificuldade em atingir o público alvo de maneira eficiente. Diante desse cenário onde as redes sociais estão posicionadas como um grande impulsionador de vendas, as empresas e profissionais da construção civil têm buscado formas de se adaptar a fim de entregar soluções inteligentes para os seus consumidores e clientes em potencial.  

 

Redes sociais da loja: como se destacar?

Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são ferramentas virtuais muito baratas de comunicação direta com clientes, mas que não dispensam a figura de um gestor especializado para alimentar suas páginas, com conteúdo de qualidade, capaz de aproximar o consumidor e conquistar admiradores – ou seja, uma boa gestão das redes sociais da loja de materiais de construção pode alavancar as vendas e trazer visibilidade para seu negócio. Confira abaixo alguns passos para melhorar o seu posicionamento nas redes sociais:

Redes:  existem diversas opções, por isso é preciso entender qual é a melhor escolha para o seu tipo de negócio a partir de um estudo detalhado de público.

Público Alvo: entender o seu público-alvo irá ajudar a criar um tipo de conteúdo relevante e assertivo com linguagem personalizada. Para isso, é preciso buscar informações como idade, gênero, localização e interesses através de uma pesquisa.

Conteúdo: a partir do momento em que já se tem a rede escolhida e público-alvo bem definido, é possível criar um conteúdo que atrai realmente aquelas pessoas que se interessam e que podem se tornar potenciais clientes da sua loja.

Interação:  com as etapas anteriores bem definidas, é preciso interagir ativamente com os seguidores, criando um relacionamento real com o seu público, ou seja, responder aos comentários e mensagens, além de estar disponível para solucionar possíveis problemas.

Alcance: muitas vezes, criar conteúdo relevante e interagir com o seu público de forma ativa não é o suficiente para alcançar a base de seguidores desejada. Para isso, é preciso realizar campanhas e anúncios a fim de ganhar ainda mais visibilidade dentro das redes sociais da loja.

O segredo do sucesso também está em evitar erros graves, como: falar mal da concorrência, não ouvir o cliente, não seguir o trabalho de outras empresas, compartilhar tudo e qualquer coisa ou responder questionamentos antes de entender a atmosfera da mensagem. Outro ponto fundamental a se destacar nesse ambiente é que manter a página da loja de materiais de construção sempre atualizada com conteúdo relevante, interessante e informativo e não apenas como um catálogo virtual pode aumentar – e muito – o engajamento com o seu público que busca informação diversificada na internet.

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