quarta-feira, 22 de maio de 2019

Como melhorar as vendas do varejo

Com a crise enfrentada pelo setor da construção civil nos últimos anos, o lojista de materiais de construção também percebeu os efeitos negativos e sofreu com a queda nas vendas por conta da recessão econômica, e também pelo aumento da concorrência. Ou seja, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu, a concorrência aumentou e os prejuízos afetaram os lucros do varejista.

De acordo com pesquisa divulgada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) as vendas aumentaram 6% no mês de fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A pesquisa também apontou que a expectativa dos lojistas de material de construção para março é bastante positiva: aproximadamente 65% dos entrevistados estão otimistas com as vendas de seus comércios. Para Felipe de Medeiros Rimkus, consultor do Sebrae-SP, promoções são estratégias para chamar a atenção, mas são os serviços prestados e agregados que criam valor e diferenciação à marca. “Uma das principais tendências é a disponibilização de soluções e experiências, como testes, simulações virtuais de uso dos produtos acompanhados de profissionais especializados à disposição do público”, destaca.

No geral, a perspectiva é boa e 79% dos associados acreditam que o ambiente de negócios nos próximos meses melhorará. Para isso, o lojista também precisa se atualizar e estar preparado para atender às expectativas do consumidor — principalmente de loja de material de construção — que está cada vez mais exigente, e apostar em melhorias no atendimento pode ajudar a tornar a loja mais atrativa e aumentar as vendas. Confira algumas dicas para atrair o seu público até a loja e melhorar as vendas:

 

Melhorar o layout da loja

O Visual Merchandising é uma estratégia de marketing amplamente utilizada no varejo para tornar o ponto de venda mais atrativo, o que auxilia a atrair ainda mais clientes para a sua loja de materiais de construção.

 

Fornecer produtos de qualidade

Para fornecer materiais de construção de qualidade, o primeiro passo é avaliar e garantir a procedência escolhendo fornecedores de confiança, a fim de promover a melhor experiência e os melhores produtos para os seus clientes.

 

Manter o estoque em dia

Nada mais desanimador para um potencial cliente do que ir até a sua loja de confiança e não encontrar o produto desejado. Por isso manter o estoque atualizado — principalmente com produtos que tenham maior demanda — pode minimizar a possibilidade de perder vendas por conta de falta de material.

 

Contratar bons profissionais

O atendimento é um dos pontos fundamentais para conquistar e fidelizar o público. Por isso, além dos itens citados anteriormente, um profissional capacitado para atender às necessidades do consumidor é uma ótima maneira de aumentar o número de clientes e, consequentemente, as vendas.

 

Investir em redes sociais

O público está cada vez mais antenado nas redes sociais, não só para entretenimento, mas também para criar relacionamento com as marcas e lojas de sua preferência. “Além de criar perfis, manter presença constante nas redes sociais pode ajudar a atualizar o seu público sobre as novidades da loja e manter um contato mais próximo com potenciais clientes, a fim de entender as suas dores e necessidades”, explica Felipe.

 

Outro ponto a ser destacado é que muitas vezes é preciso readequar o negócio, gerando um novo serviço, como promover a entrega de materiais em domicílio ou adquirir novos equipamentos, veículos, promover treinamento da equipe de balcão e contratação de uma nova equipe de funcionários. “Capacitação é essencial, pois a experiência que o cliente deseja só pode ser disposta com competência, conhecimento e comportamento adequados a cada momento e a cada estratégia”, orienta o consultor do Sebrae. São tais esforços que fazem parte de uma boa estratégia de negócios para ter sucesso nas vendas do varejo de materiais de construção.

 

Quer saber mais sobre as tendências para os materiais em 2019? Veja: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/tendencias-materiais-2019/

 

 

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