Fazer um banheiro pequeno planejado pode até parecer simples, mas exige um projeto arquitetônico bem preparado e um profissional qualificado para que a obra saia de acordo com as premissas e atenda todas as necessidades do consumidor final. Por isso, entender todas as etapas de reforma de banheiro de em um empreendimento comercial ou residencial é fundamental para o sucesso da obra, além de estar atento a três pontos principais: planejamento; projeto e custos da obra.
De acordo com Lizete Queiroz, designer de interiores da construtora Queiroz Silveira, quando é feito um projeto de banheiro, o arquiteto ou projetista desenha e valida esse documento, antes de passa-lo para o projetista hidráulico, “ele já vai com os espaços onde serão os vãos e onde ficarão os ralos, por exemplo, e isso influencia no valor do projeto, entre outros detalhes”, destaca.
O que pode acarretar erros graves e deve ser verificado na hora de fazer um banheiro pequeno planejado:
– Cuidado com o posicionamento dos itens, principalmente, do vaso sanitário: o ideal é colocá-lo em uma posição que esteja 20 cm a 23 cm de folga para a parede e que tenha conforto.
– O posicionamento do ralo também é importante. Se o arquiteto não tem o cuidado de posicioná-lo da maneira correta, corre o risco de colocá-lo no local onde o morador deve pisar. “O modelo ideal, em minha opinião, é o ralo seca piso que fica na lateral, no canto da parede com uma inclinação no piso para que a água escorra para ele”, aconselha Lizete.
– Cuidado com as dimensões: é preciso se atentar ao tamanho e a localização dos espelhos, garantindo que será proporcional ao restante dos elementos.
– Iluminação para valorizar o ambiente: quando temos um espaço pequeno, cada detalhe conta na hora de deixá-lo mais harmonioso e confortável. Por isto, invista em uma iluminação que favoreça os elementos e que forneça uma sensação de espaço no local.
– No caso de banheiros que vão receber crianças ou idosos, é preciso redobrar a atenção para o coeficiente de atrito, que determina a resistência ao escorregamento.
– Evite degraus: a inserção de degraus em um espaço que já é pequeno pode diminuir a acessibilidade do ambiente e, até mesmo, ser responsável por causar alguns acidentes.
– Se utilizar no banheiro algum elemento em madeira, é preciso dar atenção para a impermeabilização e ter cuidados extras na manutenção após a obra.
Cuidados para evitar patologias em banheiros
Alguns danos muito comuns em banheiros ou espaços úmidos são a formação de bolor, decorrente da umidade excessiva, ou de problemas no sistema hidráulico ou sanitário da construção. Essas questões podem estar relacionadas a aplicações executadas de maneira incorreta, por isto, o cuidado na contratação de mão de obra adequada é imprescindível.
As orientações sobre os tipos de materiais que serão utilizados no ambiente, também partem do projeto arquitetônico que deve estar adequado ao empreendimento. “O luminotécnico do banheiro é muito importante, principalmente no lavabo, pois faz toda a diferença no design, valorizando o ambiente”, destaca a representante da Queiroz Silveira.
Segundo Lizete, o banheiro é uma área úmida que costuma ser lavada constantemente, então, os revestimentos para banheiro precisam ser resistentes ao atrito e aos materiais químicos utilizados na limpeza desse ambiente.
Quer saber como escolher a melhor argamassa para o projeto do banheiro? Confira as características das argamassas: https://www.mapadaobra.com.br/produtos/argamassas-votomassa/?utm_source=mdo&utm_medium=banner&utm_campaign=mdo-adbanner-topo-desktop
O post Banheiro pequeno planejado: do projeto arquitetônico à manutenção apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Banheiro pequeno planejado: do projeto arquitetônico à manutenção Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br