O Concreto de Alto Desempenho (CAD) está em alta nas obras de construção brasileiras. Seja para atender a necessidade de aumento do módulo de elasticidade (GPa) ou a própria necessidade de alta resistência à compressão (MPa), não é incomum que projetistas solicitem concretos considerados de alto desempenho, o famoso CAD.
Para ser considerado um concreto de alto desempenho, primeiramente, este material precisa superar os 50 MPa (fator que indica a sua resistência). Em prédios de grande altura – tendência que vem se consolidando em cidades como Balneário Camboriú (SC) e Goiânia (GO) – muitas vezes, a necessidade de se utilizar o CAD aparece por conta do aumento no módulo de elasticidade, oriundo do controle dos esforços de ventos.
Confira abaixo três obras distintas que utilizaram o Concreto de Alto Desempenho em suas estruturas:
- Cidade Matarazzo (SP): a região central de São Paulo está recebendo uma das obras de mais destaque no país atualmente: o badalado Cidade Matarazzo. O empreendimento se trata de um retrofit: onde antes havia o Hospital Matarazzo, agora está sendo construído o complexo Cidade Matarazzo, que se tornará um hotel de alto padrão/luxo de 6 estrelas e dará vida ao patrimônio tombado que habita ali, como a Capela Santa Luzia.
O concreto para essa obra foi bastante especial, sendo colorido, autoadensável e de alta resistência – atingindo 60 MPa. Para se chegar a qualidade e durabilidade necessária ao projeto, o CAD foi imprescindível. O Mapa da Obra fez um Papo Construtivo sobre a realização deste empreendimento. Confira: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/cidade-matarazzo/ - E-tower (SP): para tornar viável economicamente a construção de um dos prédios corporativos mais altos de São Paulo, o E-Tower, em 2003, a construtora Tecnum tinha um desafio bastante significativo: era preciso aumentar a resistência à compressão do concreto, chegando a 80 Mpa. Para a época, em que as construtoras estavam acostumadas com resistências de 35 MPa até 40 MPa, a solicitação da área de projetos que pedia o dobro de resistência exigiria estudos com relação a formulação de traços e muitas comprovações realizadas por meio de testes.
Durante os estudos da estrutura, foi constatado que seria necessário criar mais vagas de garagem nos subsolos, isso para otimizar resultados financeiros, tendo em vista que as vagas de garagem apresentam um custo mais alto para o comprador ou locador. Porém, para conseguir comportar duas vagas de garagem em um espaço em que só seria possível alocar uma, era preciso reduzir as dimensões dos pilares – o que só seria possível com a utilização do Concreto de Alto Desempenho (CAD). No final da formulação, a obra conseguiu chegar a 125 MPa de resistência – um índice bem maior do que o solicitado. Saiba mais sobre esta obra no projeto Obras Icônicas: https://www.obrasiconicas.com.br/obras/resistencia-nas-alturas/ - Kingdom Park Residence (GO): o desafio nesta obra de Goiânia foi diferente. Era necessário aumentar o módulo de elasticidade do prédio para resistir aos esforços de vento. Como o aumento da elasticidade está ligado ao aumento da resistência, consequentemente, foi necessário um Concreto de Alto Desempenho (CAD) que chegou a 36 GPa e 50 MPa. O projeto é um dos prédios verticais mais altos do centro-oeste, possui 52 pavimentos distribuídos em 175,09 metros de altura com relação ao nível da rua. Confira detalhes de sua execução e dos ensaios de esforços de vento: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-de-alto-desempenho-aumento-de-resistencia/
A Engemix foi responsável por fornecer o concreto de cada uma dessas obras. Experimente também um material com qualidade superior ao mercado: Faça um orçamento aqui.
O post Conheça três obras que utilizaram Concreto de Alto Desempenho apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Conheça três obras que utilizaram Concreto de Alto Desempenho Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário