Por Nathalia Lopes
O estoque parado é um dos principais problemas dos lojistas de materiais de construção e pode ter início por vários motivos, sendo um deles, a má-gestão. Com o tempo esse problema pode se agravar, gerar significativa perda de público e, consequentemente, alguns problemas financeiros. Conversamos com dois lojistas de grandes lojas de materiais de construção para reunir algumas dicas simples, e sem nenhum investimento inicial, que podem salvar o seu estoque.
Como evitar o estoque parado
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Gerencie seu estoque
A primeira e mais eficiente dica é o gerenciamento do estoque. Quando se tem controle sobre o que entra e sai, é improvável que produtos fiquem parados no estoque. O ideal é fazer um inventário e registrar todo o fluxo de produtos em um sistema automatizado. De acordo com Gilmar Xavier, gerente da Center Mega, em uma entrevista recente ao Mapa da Obra, se a empresa trabalha com compras analisando o sistema e este está errado, sem dúvida, comprará o que não precisa e deixará de comprar o que está faltando por erro de estoque.
Alexandre Suguiura, diretor da rede Suguiura e associado ao Sincomavi, reforça o uso de um sistema de controle de produtos, mas frisa a importância do feeling do comprador. “Atualmente, temos ferramentas para alcançar maior assertividade na hora da compra, olhando giro de produtos, produtos sem venda, excesso de sazonalidade, mas não podemos abrir mão do feeling do comprador. Pois os ERPs (Enterprise Resourse Planning) se baseiam em estatística de vendas e o comprador deve parametrizar exatamente a ferramenta com dados, como prazo de entrega do fornecedor e capacidade de armazenamento a fim de evitar rupturas ou excessos”.
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Prepare os vendedores
Vendedores bem preparados fazem parte do escopo de sucesso de toda loja de materiais de construção, e quando se trata de vender o que está parado no estoque não é diferente. De acordo com Alexandre, um dos passos importantes para evitar o problema com o estoque, é realizar campanhas de vendas com vendedores, como premiação sobre a venda do estoque parado. “Além disso, é preciso considerar um treinamento para orientar vendedores sobre a necessidade de venda dos produtos que estão parados”, completa.
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Tentar devolver para o fornecedor, trocando por produto de mais giro
Como medida protetiva, é recomendado que se faça um contrato de fornecimento que inclua a devolução de produtos que foram considerados ruins e uma cláusula que prevê a indenização por danos a clientes por parte do fornecedor. Afinal, sua loja é vitrine desses materiais, e uma má compra, vai refletir na má reputação da sua empresa. Alexandre também recomenda acordar com os fornecedores a devolução dos produtos parados no estoque por outros com mais chance de giro.
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Aposte em alternativas digitais
É de suma importância que o lojista se adapte ao mercado digital. Uma das alternativas citadas por Suguiura, que tem utilizado em sua empresa para desovar o estoque parado, é o marketplace Estoque Parado. “Colocamos nesse site alguns produtos a um preço bem competitivo e conseguimos ampliar nosso público para todo o Brasil”, destaca. Essa pode ser uma excelente solução, pois às vezes o seu produto pode não ser o ideal para a sua região, mas no digital a abrangência aumenta muito. “Esta plataforma tem nos ajudado muito a girar o estoque parado capitalizando novamente a empresa”, completa.
Saiba como gerenciar estoque e evitar perdas de materiais:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/gerenciar-estoque/
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