Quanto sua loja faturou no mês passado? Talvez a resposta para essa pergunta possa parecer simples para você. Mas, qual foi o faturamento líquido? E bruto? Faturamento é o mesmo que lucro? Muitos proprietários de loja de materiais de construção ficam na dúvida na hora de responder essas questões e sobre como calcular o faturamento, mas acredite, elas são essenciais na hora de avaliar a saúde financeira da sua loja, e até mesmo, para ajudar em tomadas de decisão que visam o crescimento do negócio.
Antes de aprender como calcular, entenda o que é o faturamento:
Segundo Carlito Lira, assessor estratégico da Presidência da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, faturamento é a soma do valor total dos produtos e serviços comercializados pela loja no período de referência.
Com isso em mente, comece relacionando a quantidade x o valor vendido por produto/serviço. Essa etapa é importante para controlar o estoque, entender o fluxo de vendas e até mesmo reavaliar as estratégias de precificação ou de divulgação.
Veja o exemplo:
Vendas da loja no mês de janeiro
1 unidade do produto X, que custa R$ 1.000,00
10 unidades do produto Y, que custa R$ 100,00
100 unidades do produto Z, que custa R$ 10,00
Cálculo do faturamento bruto de janeiro:
10 X R$ 1.000,00 = R$ 10.000,00
100 X R$ 100,00 = R$ 10.000,00
100 X R$ 50,00 = R$ 5.000,00
Faturamento = R$ 10.000,00 + R$ 10.000,00 + R$ 5.000,00 = R$ 25.000,00
Dica extra: no exemplo acima, além de descobrir o faturamento, o proprietário ainda pode se antecipar para evitar que o produto Z, que tem grande giro, falte em seu estoque.
Do faturamento bruto ao líquido: o que realmente “fica” com a sua loja
Além do faturamento bruto, que considera os valores recebidos por todas as vendas e serviços prestados pela sua loja, é importante calcular também qual é o faturamento líquido, que exclui os impostos dessa conta. Sendo assim, ele significa o que realmente entra no “caixa” do seu negócio.
Essa etapa é essencial, pois sem analisar o faturamento líquido, o proprietário pode ter uma falsa ideia de que a sua loja vendeu muito bem em determinado período, quando na verdade, ao retirar o valor destinado ao pagamento dos impostos, o faturamento passa a ser menor do que o esperado. Para essa conta, basta subtrair do valor de faturamento bruto e o percentual de impostos a serem pagos.
“Quando o faturamento não é de boa qualidade ou tem problemas de liquidez, ele poderá passar uma falsa impressão de crescimento, que não será sustentável, merecendo, por exemplo, uma análise mais criteriosa antes da liberação de crédito”, destaca Carlito.
O faturamento é importante, mas não é tudo
Agora que você já aprendeu sobre faturamento, é importante ter em mente que o faturamento é diferente do lucro, que considera custos fixos e variáveis da sua loja, e é importante para diversas tomadas de decisão, como repensar a precificação de produtos. Uma boa estratégia de precificação tem um olho voltado para o que a empresa ganha (faturamento), e o outro para tudo que ela precisa “pagar” (despesas e custos), evitando assim o risco da loja vender apenas para pagar as contas, ou até mesmo ficar no vermelho, quando as despesas e custos são maiores.
“Os custos se comportam de acordo com o porte e a estrutura do negócio, mas normalmente, eles levam em consideração a soma do preço de fábrica, despesas logísticas e tributárias, salários e pró-labore dos sócios, aluguel, custos financeiros de estoque, perdas e avarias, entre outras”, explica o representante da Anamaco.
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