Existem diferentes tipos de argamassa como, por exemplo, a argamassa comum que, normalmente, é produzida em obra a partir da mistura pré-definida de cimento, cal, areia e água. Há também a argamassa industrializada, que é misturada a seco em uma fábrica e ensacada, devendo ser apenas misturada com água na obra. Ao definir o investimento possível para a obra e o objetivo do uso da argamassa, é possível escolher também qual a opção ideal para o local.
A argamassa é composta por uma mistura de cimento, areia e, em muitos casos, também recebe alguns tipos de aditivos químicos que possuem a capacidade de unir os materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies, além de garantir regularidade, resistência e durabilidade ao empreendimento, o que, futuramente, diminui gastos com manutenção.
Tipos de argamassas e suas finalidades
As principais argamassas utilizadas atualmente no mercado da construção civil são as seguintes: argamassa colante, argamassa de grauteamento, argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e argamassa para pisos. Confira os detalhes de cada tipo de argamassa e sua finalidade:
Argamassa para revestimento: sua finalidade é cobrir, nivelar e proteger as alvenarias de fechamento estrutural e também a parte inferior da laje.
Argamassa para pisos: pode ser utilizada em pisos, cerâmicas, ladrilhos e outros materiais utilizados no piso.
Argamassa de grauteamento: a argamassa de grauteamento é aquela que recebe adição de superplastificante para deixar o graute superfluído e facilitar a trabalhabilidade do projeto.
Argamassa colante: a argamassa colante é composta por uma mistura de areia e cimento, mas recebe aditivos químicos que conferem alta aderência e maior capacidade de retenção de água.
Argamassa de reboco: a argamassa do reboco geralmente possui mais areia do que a argamassa colante e é muito utilizada em azulejos.
Argamassa de assentamento: esse tipo de argamassa é ideal para promover maior aderência entre os elementos de vedação ou estruturais como tijolos e blocos cerâmicos.
Qual é a melhor opção: a granel ou ensacada?
Geralmente, para grandes obras estruturais, a argamassa projetada é a mais indicada por ser considerada uma alternativa bem mais moderna e eficaz se comparada à argamassa chapada à mão.
É importante analisar também o custo-benefício mais condizente com o projeto. Na opção de argamassa projetada, citada anteriormente, a compra a granel é a mais recomendada, por exemplo. Outra vantagem é que ela permite o controle maior da água de mistura, o que garante melhor trabalhabilidade e desempenho do produto.
Já a argamassa ensacada é mais adequada nos casos em que o substrato é transportado até o local da aplicação em carrinho e pode ser uma opção viável por não ocuparem tanto espaço nos canteiros de obra. No caso da argamassa ensacada, a proporção de água necessária é pré-indicada pelo fabricante.
Outro ponto a se destacar é que é fundamental ter em mãos um bom projeto com as características e especificidades da obra, para que seja possível analisar qual a melhor forma de adquirir a argamassa correta para a sua construção.
Você conhece a Votomassa Piso Sobre Piso? Confira o produto inovador da Votorantim Cimentos: https://www.mapadaobra.com.br/produtos/argamassas-votomassa/votomassa-piso-sobre-piso/
O post Tipos de argamassa: como escolher a opção ideal para cada obra apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Tipos de argamassa: como escolher a opção ideal para cada obra Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário