quarta-feira, 8 de abril de 2020

Controle de estoque: 3 dicas para evitar erros em 2020

Controlar o estoque de forma assertiva ainda é um dos maiores desafios dos varejistas de materiais de construção. Isso porque, muitas vezes, não se consideram alguns pontos que são estratégicos para obter melhores resultados financeiros, como: entender quais são os produtos de mais saída no estoque; documentar todos os produtos que entram na loja – mesmo aqueles de baixo valor, como pregos e parafusos; utilizar um sistema de gestão online, como uma planilha no Excel, e atualizá-la a cada entrada e saída de produtos. O controle de estoque é fundamental para evitar prejuízos ao final do mês.

De acordo com Alexandre Suguiura, associado ao Sincomavi e diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura Ltda, localizado em São Paulo, para manter o estoque atualizado, é preciso “controlar processos de entrada, inventários e saída de mercadorias – fisicamente e por meio de um ERP”, orienta.

 

Controle de estoque: confira três dicas para controlar de forma mais fácil e assertiva as entradas e saídas de materiais na sua loja

 

1- Crie um padrão de controle de estoque e dissemine pela sua loja: para evitar erros na hora de inserir as entradas e saídas de materiais e produtos do estoque do seu estabelecimento, é fundamental que se crie um padrão de controle de estoque e que todos os funcionários da loja envolvidos com a área de vendas e com as compras estejam adaptados e comprometidos a colocar as informações na plataforma – que pode ser um software ou apenas uma planilha de estoque simplificada, que deve ser compartilhada de forma online para que todos tenham acesso e a atualizem em tempo real. “Não existe forma simples de controlar estoque, é um conjunto de fatores. Pessoas engajadas e responsáveis com suas obrigações e funções, e também processos bem definidos para criar padrão e controle”, destaca Suguiura.

 

2- No cadastro do produto, cadastre informações completas: a utilização de uma planilha ou ERP é fundamental para fazer a organização deste controle, no entanto, é preciso se atentar para que os produtos ou materiais cadastrados estejam com informações completas, inclusive, com número de lote, data de entrada e data de saída etc. “Atualmente, existem vários aplicativos que facilitam a rotina para um controle de estoque rápido e eficiente, sempre por meio dos códigos de barras dos produtos. Para isso, o cadastro dele deve estar bem completo e confiável, a fim de obter um resultado mais exato”, explica o representante dos Irmãos Suguiura.  Confira aqui a planilha elaborada pelo Mapa da Obra e utilize na sua loja.

 

3- Identifique na planilha de controle de estoque a importância dos produtos para a sua loja: um ponto importante para aproveitar ao máximo a sua plataforma de gestão de estoque é identificar quais os produtos possuem maior giro e onde eles se encontram dentro da Curva ABC – essa curva divide os produtos dentro dos grupos A, B e C, sendo que aqueles que fazem parte do grupo A e B são responsáveis pelo valor total das vendas. Os outros 5% das vendas são formados pelo grupo C e são representados pelos itens que tem menor valor dentro do estoque. “Exemplo: a loja é tradicional em venda de tinta, logo, não podem faltar tinta branca e massa corrida, pois, normalmente, são curva A (representando 70% do faturamento). Agora, um acessório complementar de pintura, no caso, seria curva C (representando em torno de 10% do faturamento)”, explica Alexandre.

 

Agora que você já sabe como gerenciar seu estoque, que tal usufruir dos benefícios de adquirir os produtos da sua loja de forma mais rápida e prática, por meio da Loja Virtual do Juntos Somos +? Confira aqui.

 

 

O post Controle de estoque: 3 dicas para evitar erros em 2020 apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Controle de estoque: 3 dicas para evitar erros em 2020 Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário