A argamassa é um dos principais materiais utilizados pelos profissionais da obra. Isso porque, sua versatilidade permite que ela esteja presente desde o início de uma obra, na concepção de um reboco, por exemplo, até o final, ao considerar a aplicação dos acabamentos, como a colocação de pisos e azulejos.
Mesmo sendo um material bem conhecido pelos trabalhadores da construção, ainda existem muitas dúvidas relacionadas à aplicação que, se não forem sanadas, podem trazer patologias para as obras e gerar, muitas vezes, retrabalho. A aplicação correta da argamassa é um passo extremamente importante para garantir a qualidade final do trabalho realizado.
E, pensando em auxiliar os profissionais da obra nessas atividades, a Votorantim Cimentos realizou a live “Votomassa: Conheça dicas, para uma aplicação sem dor de cabeça”, no dia 3 de junho, em suas redes sociais, Facebook e YouTube. A live contou com a participação de: Ana Carolina Casbur, consultora DTM Votorantim Cimentos; Jonathas Siqueira, Consultor DTM Votorantim Cimentos; e Reginaldo Souza, Consultor DTM Votorantim Cimentos.
O que foi dito na live?
Um dos pontos principais antes de iniciar qualquer tipo de atividade com argamassa é utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados, como luvas, máscara de proteção, capacete etc. Antes de iniciar o processo, é preciso também conferir quais as indicações de uso, quantidade necessária de água para mistura e formas de aplicação que constam na embalagem do produto.
Uma dica fornecida por Jonathas Siqueira envolve o manuseamento e abertura das sacarias de argamassa. Com o sistema abre fácil da embalagem, não se deve fazer nenhum rasgo ou utilizar ferramentas para abrir o saco de argamassa. É importante tomar esse cuidado para evitar desperdício de material que pode ser perdido ao sofrer uma abertura incorreta.
Muitos profissionais apresentam dúvidas sobre quais os tipos de aditivos e quantidade que devem ser colocados na mistura da argamassa. Porém, Ana Carolina Casbur, destacou que não é indicado colocar nenhum tipo de aditivo nas Votomassas, pois cada sacaria delas já apresenta a quantidade ideal de aditivo.
Além desses pontos, a forma de estocagem dos materiais também foi destacada. Ela pode ser responsável por deteriorar o produto. Por isso, é preciso estocar as embalagens em locais livres de umidade e sempre checar a data de validade da sacaria antes de qualquer aplicação.
Curiosidades
– Um saco de argamassa com 20 kg faz a aplicação de colagem simples em 40 peças;
– Colocar a água no recipiente indicado antes do pó facilita a mistura dos materiais;
– Remover a camada esbranquiçada que vem nas peças de cerâmica é fundamental para garantir uma melhor aderência na aplicação;
Principais normas de especificação:
ABNT NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos;
ABNT NBR 13749 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação;
ABNT NBR 11173 – Projeto e execução de argamassa armada – Procedimento;
ABNT NBR 14081 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas;
ABNT NBR 14992 – A.R. Argamassa à base de cimento Portland para rejuntamento de placas cerâmicas.
Quer saber como foi a live na íntegra e conferir se a sua dúvida relacionada à aplicação da argamassa também foi uma dúvida de outros participantes? Assista abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=KLbJQcFBHYY
O post “Votomassa: dicas para uma aplicação sem dor de cabeça apareceu primeiro em Mapa da Obra.
“Votomassa: dicas para uma aplicação sem dor de cabeça Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário