quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Concreteiras: 5 dicas para escolher a ideal

No setor da construção civil, prazos são fatores determinantes para garantir o bom desempenho de uma obra. Para tanto é fundamental que a empresa invista em planejamento, bons fornecedores, qualificação da mão-de-obra e também recursos tecnológicos com o objetivo de evitar atrasos, além de se tornar um diferencial na hora de conquistar a confiança de potenciais clientes. Durante o projeto é fundamental definir um plano de concretagem em conjunto com uma concreteira de confiança para que não surjam problemas com a entrega e atrasos no cronograma.

Entre os grandes desafios da indústria da concretagem, atualmente, está a pontualidade na entrega do concreto em obra e o tempo de execução. Outro agravante é que o concreto é um dos materiais mais perecíveis, sendo que a sua validade para aplicar é de 2 horas. Por isso, o material precisa ser entregue com mais agilidade possível.

 

Concreteiras: como contratar

Escolher uma concreteira que atrele atendimento de qualidade com compreensão técnica, ouvindo as necessidades do empreendimento, faz toda a diferença. Para tal, é fundamental seguir alguns pontos como, por exemplo, conhecer o histórico da concreteira e também os projetos já executados por ela; além de realizar testes com laboratórios terceiros a fim de validar a qualidade do concreto que está sendo oferecido.

Em geral, as empresas de serviços de concretagem possuem procedimentos rígidos de produção e, dificilmente, se encontram empresas sem uma estrutura mínima de trabalho, também em função dos investimentos necessários para seu funcionamento. Por outro lado, a produção do concreto possui grande variabilidade, o que impacta diretamente na qualidade do produto oferecido.

Dessa forma, as melhores concreteiras são aquelas que conseguem reduzir essa variabilidade e fornecer um concreto dentro das especificações solicitadas. Para o professor Marcos Monteiro, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, uma providência importante é verificar se a empresa é associada à Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (Abesc), que é a entidade que reúne as empresas e que estabelece padrões de qualidade para o fornecimento desses serviços. Ainda, de acordo com ele, dentre os erros que devem ser evitados para que se obtenha uma boa qualidade no concreto recebido, estão:

– Deixar de especificar adequadamente, ao menos as 5 características principais do material: fck, módulo de elasticidade, fator água cimento, “slump” e tipo de agregado;

– Aceitar o concreto cujo tempo de início de pega já foi ultrapassado;

– Permitir a adição de água, além daquela especificada em nota fiscal;

– Deixar de conferir a nota fiscal com as características do concreto recebido;

– Não realizar os procedimentos básicos de recebimento do concreto: verificação do lacre da betoneira, retirada de corpos-de-prova para realização dos ensaios laboratoriais e verificação do “slump” pelo ensaio do tronco de cone;

– Não prever estrutura adequada para recebimento do concreto e transporte até o local da concretagem;

– Deixar de realizar o planejamento e o mapeamento da concretagem.

 

Confira as 5 dicas para não errar na contratação:

  • Conheça o histórico de projetos da concreteira para se certificar da qualidade dos seus trabalhos;
  • Tenha certeza que a localização da sua obra está no raio de atendimento da usina da concreteira e não aceite contrate vencido, de forma alguma;
  • Verifique a capacidade de atendimento da concreteira para o seu volume de concreto desejado;
  • Faça um alinhamento de plano de concretagem em conjunto com a concreteira garantindo a sua expertise;
  • Verifique as garantias e a tecnologia nos processos que a concreteira pode te fornecer antes de contratá-la.

A tecnologia utilizada construção civil pode beneficiar as empresas que desejam aumentar a produtividade e também a competitividade, afinal, aparatos como: smartphones, aplicativos, materiais inovadores e investimento em capacitação são aliados para obter mais produtividade na obra.

Enquanto grande parte das concreteiras sequer possui GPS em seus caminhões, a Engemix investiu R$ 5 milhões em um software que está conectado em tempo real com 100% da sua frota, toda equipada com GPS e que permite registrar todas as interações entre a empresa e seus clientes, o que possibilita o acompanhamento em tempo real de todo o trajeto.

 

Quer saber como planejar a concretagem da forma mais assertiva? Confira neste Papo Construtivo:

https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/impacto-concretagem/

 

 

O post Concreteiras: 5 dicas para escolher a ideal apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Concreteiras: 5 dicas para escolher a ideal Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário