A construção de uma escada adequada passa, inicialmente, pela definição de seu projeto. As escadas podem ser executadas com materiais, como: concreto, alvenaria, madeira ou elementos pré-moldados. Para se construir uma escada tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos, é preciso ter conhecimentos técnicos específicos para cada aplicação.
De acordo com Marcos Monteiro, docente do curso de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, a execução deverá obedecer às especificações do projeto estrutural, obedecendo a seguinte sequência:
- Marcação da escada (locação da escada no espaço em que a ela foi destinado);
- Preparação e montagem das formas de madeira;
- Posicionamento das armaduras;
- Concretagem e cura do concreto;
- Por fim, a desforma.
“Depois disso, inicia-se o revestimento da escada, conforme especificações do projeto arquitetônico” destaca. Já as escadas de concreto armado, para serem executadas, vão utilizar os materiais componentes do restante da estrutura: madeira para formas e escoramentos, aço e concreto.
A arquitetura, além de definir o tipo de escada a ser construído e os materiais de acabamento, deverá definir a geometria da escada: projeção em planta, número de degraus, posição dos patamares, dimensões dos espelhos (alturas) e pisos dos degraus, altura livre entre o piso do degrau e o pavimento superior, garantindo o conforto no uso da escada. “Definidas essas características, caberá ao projetista estrutural definir o modelo estrutural da escada: pontos de apoio, vãos, carregamentos e, a partir daí, dimensionar a armadura necessária e detalhar os ferros, especificando o diâmetro e espaçamento das armaduras, dobras, quantidades etc.”, orienta.
Seja ela de qual material for, é necessário utilizar produtos de qualidade e também os equipamentos de segurança na hora de construí-la, além de atentar-se para o dimensionamento correto indicado em projeto para evitar possíveis erros, principalmente, na altura dos degraus que deve ser calculada para chegar a aproximadamente 18 cm. Este cálculo, no entanto, é simples. Por exemplo, para se chegar a uma escada com 250 cm de altura com 14 degraus, é só dividir 250/14 = 17,85. Assim, é possível se chegar a altura correta de cada degrau. Já para calcular a profundidade do piso, é preciso ter um valor estipulado.
Descubra aqui como fazer o cálculo.
O acabamento é o último passo e é possível optar por materiais como madeira, pedras ou vidro. O ideal é optar por materiais antiderrapantes a fim de evitar acidentes.
Para o projeto da geometria da escada, deve-se respeitar a relação ergonômica entre o piso e o espelho para cada degrau, largura mínima conforme o fluxo de pessoas e outras especificações que podem ser encontradas na NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Já, para o projeto estrutural das escadas, são utilizadas as normas de projetos de estruturas NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto e NBR 6120 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações.
Quer saber mais sobre a NBR 6118? O Mapa da Obra fez uma reportagem especial explicando seus principais requisitos:
O post Passo a passo: como construir escadas apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Passo a passo: como construir escadas Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário