domingo, 2 de fevereiro de 2020

Como escolher o melhor fornecedor de material de construção

Por Nathalia Lopes

 

Para os lojistas de materiais de construção contar com um bom fornecedor de material de construção é fundamental para o bom andamento das vendas e, consequentemente, para fidelizar os seus clientes.

Segundo Lucas Harb, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, em uma recente entrevista dada ao Mapa da Obra, na hora da escolha, deve-se levar em consideração a qualidade e garantia do produto, a solidez da empresa e, por fim, mas não menos importante, a transparência e ética desta.

Enquanto a escolha correta de um bom fornecedor é um dos fatores primordiais para fidelizar o cliente, a má-escolha, por sua vez, pode fazer com que clientes novos e antigos deixem de considerar a sua loja de material de construção como primeira opção.

“Sempre procuro me colocar no lugar do cliente, e nessa situação, imagine chegar em uma loja e não poder comprar o produto desejado pois acabou? Muitas vezes, a falta de um único produto pode ocasionar a não compra de outros’, comenta Lucas.

Para que você possa escolher o melhor fornecedor de material de construção para o seu negócio, selecionamos algumas dicas práticas. Confira.

 

Entenda o que o fornecedor deseja te vender

Segundo Ricardo Adachi, empresário, diretor do Sincomavi e da rede de Lojas Conibase, a primeira coisa a se pensar é entender o mix de produtos que o fornecedor deseja te vender. “Se for um fornecedor com pouco mix e que ainda fornece produtos somente da curva C (itens que tem menor valor dentro do estoque e representam 5% das vendas) não vale muito a pena, pois você acaba acumulando esses pequenos fornecedores e, consequentemente, gasta muito tempo para gerir esse grupo”.

Dentro dessa questão também é importante atentar-se ao pedido mínimo. “Em muitos casos, os fornecedores solicitam um pedido mínimo, por exemplo, R$ 1.000,00 em determinados produtos”, explica Ricardo. Dependendo do caso e das suas vendas desses produtos, a imposição desse pedido mínimo pode acarretar um estoque acumulado. de até quatro meses.

 

Reposição rápida de estoque

Por falar em estoque, a reposição correta dele é fundamental para a saúde do seu negócio. Um bom fornecedor neste quesito é aquele que cumpre com a pontualidade prometida e não deixa seu estoque com buracos, pois como alertou Lucas, a falta de um só produto pode levar a desistência de comprar outros.

Pesquise sobre a frota e a capacidade de distribuição deste fornecedor. “Não se esqueça de verificar se ele possui problemas de logística, porque se isso acontecer, as entregas não serão realizadas corretamente dentro do prazo acordado”, alerta Ricardo. Também é importante verificar se eles não atrasam o envio dos itens de merchandising, como gôndolas, que algumas vezes acompanham os produtos. Para determinados itens esse apelo visual é muito relevante e caso não exista, os produtos encalham.

Para além do fornecedor, Harb frisa alguns pontos da organização do estoque que podem gerar pedidos mais assertivos para o fornecedor e maior economia no final do mês. “Cadastre todos os produtos, desenvolva processos internos para que a gestão deles ocorra de forma automática, defina datas das compras com base no giro de cada produto e realize auditorias frequentes no estoque”, aconselha o representante da Votorantim Cimentos.

 

Preocupe-se política de devolução deste fornecedor

Pode-se considerar até razoável que vez ou outra, algum produto apareça com um pequeno defeito ou, em casos mais isolados, que ele já apresente má-funcionamento no começo do uso, e por isso a política de devolução dos produtos é uma questão que deve ficar clara desde o começo da negociação.

“Essa questão deve abranger desde a devolução caso o lojista não consiga vender os produtos, até se o cliente desejar devolver, enviar o item comprado para a assistência técnica ou precisar de uma visita técnica na sua residência, uma vez que o produto já foi instalado”, comenta Ricardo.

Treinamento para a equipe de vendedores

Essa questão ainda é considerada um ponto fora da curva na hora dos fornecedores oferecerem alguns benefícios. Por isso, caso o fornecedor que você estiver cotando ofereça treinamento e capacitação para a sua equipe de vendas, o considere precioso – isso significa que ele se preocupa com a reputação dos seus produtos.

Segundo Harb, esse ponto é disseminado na Votorantim Cimentos. “Apoiar o desenvolvimento do lojista é uma premissa para a Votorantim Cimentos, e costumamos fazer isso por meio do compartilhamento de boas práticas, presença frequente na loja e plataformas de treinamentos e capacitações”.

 

Como a escolha de um fornecedor de cimento pode afetar os lucros da sua loja de construção?

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/escolher-fornecedor-cimento/?doing_wp_cron=1574733381.1416161060333251953125

 

 

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