Entre os temas mais abordados na maioria das lives e falas de especialistas sobre a situação atual da construção civil e do varejo de materiais está a necessidade desse segmento se adaptar às muitas mudanças que estão ocorrendo em meio a crise em nosso país e em nossa sociedade como um todo.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o conjunto que inclui qualidade do atendimento, qualidade do produto e experiência de compra. Esses três pontos formam uma tríade que é indispensável para o lojista de materiais de construção que quer se destacar não só no período de quarentena, mas também depois dele.
A situação não está nada fácil para os pequenos empresários que se viram diante de uma crise que afetou diretamente os negócios e, consequentemente, as vendas, uma vez que não há mais tanta circulação de pessoas e nem dinheiro girando na economia como antigamente. Diante desse cenário, o lojista precisa se adaptar a uma situação que é completamente nova e que envolve muitos fatores e exige mudanças tanto a nível micro quanto a nível macro.
Confira abaixo as principais dicas para se destacar da concorrência:
Para Alexandre Suguiura, associado ao Sincomavi-SP e diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura Ltda, o fator fundamental para se destacar nesse momento de crise é trabalhar de forma justa e correta, sempre respeitando o cliente.
– Organize o seu estoque;
– Ofereça produtos de qualidade;
– Tenha bons fornecedores;
– Organize a sua logística;
– Mantenha uma base de cadastro atualizada;
– Tenha um bom relacionamento mesmo após a venda;
– Mantenha-se sempre atualizado sobre produtos e o mercado;
– Seja ativo nas principais redes sociais da internet atualmente.
Outro ponto muito importante é conhecer o perfil do cliente à quem se está vendendo, suas necessidades e sonhos. Entender como gerenciar esse processo de maneira eficiente pode trazer ótimos resultados para a loja, bem como um grande aprendizado para o setor do varejo de materiais de construção. “Normalmente, os clientes são leais à marcas e lojas, principalmente, nas lojas de bairros onde sabemos os nomes dos clientes e o relacionamento vai além do comercial”, esclarece.
Capacitação e investimento em marketing
A capacitação e o investimento em marketing e divulgação também não podem ser esquecidos nesse meio tempo. É preciso focar todos os esforços no treinamento da equipe e utilizar todos os recursos disponíveis em favor da loja; as vendas pelo WhatsApp são um grande exemplo de como é possível atender o cliente à distância e sem perder a qualidade, além de estreitar esses laços com ele. Douglas Basílio Torres, proprietário do Depósito de Materiais de Construção Torres, durante a quarentena está utilizando a ferramenta para manter contato com os clientes. “Começamos a fazer venda pelo WhatsApp dando facilidade para o cliente ficar em casa e isso ajudou bastante. Nisso, eu já uso o contato dele para mandar novos produtos, dicas e promoções para os clientes também”, orienta.
Outro ponto que não pode ser esquecido, principalmente, nesse momento de incertezas, é a necessidade de escutar o cliente e ficar atento ao que está acontecendo no mercado, pois são essas lojas que estão tendo bons resultados durante a quarentena. Aqueles que se destacam são os lojistas de material de construção, gestores e vendedores que realmente estão preocupados com o papel deles no ambiente em que estão inseridos, seja um bairro ou uma cidade, dependendo do alcance da loja é que vão se diferenciar durante a pandemia. Ainda, de acordo com as fontes consultadas, é preciso pensar em como as lojas de materiais de construção podem fazer a diferença para a sociedade em meio a uma crise sem precedentes.
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