segunda-feira, 15 de junho de 2020

Redes sociais: passo a passo para colocar a sua loja

Para atender da melhor forma é fundamental se capacitar e buscar novos conhecimentos para entender nesses novos meios de contato, tais como: WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais.  Com a chegada do novo coronavírus, muitos lojistas precisaram adaptar seus horários e rotinas para atender a essa demanda, mesmo mais baixa do que o normal.

Desde a definição do fechamento das lojas de materiais de construção no dia 20 de março, houve uma movimentação por parte das associações para que as mesmas fossem enquadradas como serviços essenciais à população O novo consumidor que está cada vez mais adepto à digitalização e devido ao isolamento social obrigatório, ainda mais dependente de informações que sejam provenientes de fontes confiáveis, com a necessidade da qualidade no atendimento, nos produtos e também nos serviços online.

Outro ponto importante é o aumento de vendas por meio de grandes portais e também vendas online por meio da própria loja online ou nos grandes marketplaces. O tema foi amplamente abordado durante a primeira “Live MDO: Lições da pandemia: como as lojas de materiais de construção podem alavancar seus resultados” e, de acordo com Cláudio Araújo de Lima, diretor do Sincomavi-SP, a orientação primária é fazer uma conta comercial no WhatsApp e orientar os vendedores que a utilizem, além de manter o cadastro desses clientes sempre atualizado.

Outra dica é oferecer brindes como, por exemplo, máscaras para os clientes que façam o cadastro na loja de materiais e, com isso, manter um  canal aberto. É fundamental também saber administrar as formas de comunicação. “Hoje, existem muitas possibilidades oferecidas por essas redes. É possível até fazer um link para pagamento direto pelo whatsapp”, ressaltou Cláudio. Já para Waldir Abreu, quando se fala de digitalização, é importante dar um passo atrás, ensinando mesmo para o varejo de pequeno porte: “o mais importante é focar em estar próximo ao cliente, tanto por meio de um perfil no WhatsApp e no Facebook e pensar em como estreitar esse relacionamento”, destacou durante a primeira live do Mapa da Obra.


Confira abaixo as principais redes e as respectivas ações a serem realizadas em cada uma delas:

 

Tipos de ações disponíveis pelo WhatsApp:

 

  • Campanhas de desconto;
  • Campanhas de bônus/voucher;
  • Link de pagamento próprio;
  • Horário de funcionamento;
  • Dicas úteis e simples.

 

Tipos de ações disponíveis para o Instagram:

  • Pesquisas;
  • Sorteios;
  • Vídeos rápidos do tipo Faça Você Mesmo;
  • Informar valores e especificações de produtos;
  • Horário de funcionamento.

 

Ainda de acordo com o diretor do Sincomavi-SP, é muito importante utilizar todos os recursos possíveis e disponíveis para se destacar no mercado perante a concorrência, ainda mais os pequenos lojistas de bairro e investir na capacitação dos funcionários da loja. “Aproveitar a expertise dos vendedores, aqueles que têm o dom da comunicação para a divulgação no Youtube, por exemplo. E, para finalizar, é importante divulgar os seus canais, senão ninguém vai saber onde você está”, destacou durante a live, que aconteceu no dia 13 de maio, no Facebook da Votorantim Cimentos. Acesse o link para mais atualizações e para acompanhar as próximas lives e conteúdos importantes para o setor.

Confira também como otimizar as vendas na sua loja de materiais: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/otimizar-resultados/

 

 

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