Gerir uma empresa não é tarefa fácil, porém, é essencial para se garantir o sucesso do negócio. E quando analisamos o setor da construção civil, é possível enxergar que ainda é necessário caminhar vários passos para se chegar a uma gestão assertiva. “O setor de construção civil é muito amador, eu conheço loja de material de construção que fatura R$ 500 mil por mês e não tem nem computador”, ressalta MSC ENG. Filipe Honorato, sócio da Ethos Soluções – Consultoria e da ConstruLearning – Treinamento, Capacitação e Mentoria.
Porém, não é só o setor do varejo de materiais que sofre com a falta de planejamento e gestão. As pequenas indústrias de artefatos de cimento também precisam dar passos para realizar uma boa gestão empresarial. “Essas empresas não medem nada, controlam muito pouco. Não sei como ficará o mundo após o Coronavírus, mas existe uma necessidade muito grande de obter informações e alcançar o planejamento estratégico para o negócio. Já atendemos mais de 600 indústrias e 30% delas não sabem o quanto faturam. Se elas não sabem quanto faturam ou gastam, como conseguem fazer um plano mínimo?”, alerta Filipe Honorato.
Gestão empresarial: como começar a fazer?
As maiores necessidades das microempresas, pequenas e até médias empresas de construção, com ênfase nas indústrias, é de ter um controle mínimo de operação de fluxo de caixa, controle de estoque, dos insumos que entram e dos elementos que saem. Por isto, não se pode esquecer que um dos principais fatores de sucesso é saber exatamente como realizar as medições, por exemplo, o que você faz com uma tonelada de cimento?
É importante que as indústrias também compreendam qual é, de fato, o negócio dela. “Elas precisam entender o que fazem. Existem indústrias que acham que produzem tudo. O produto ainda é o loco dessas fábricas, elas precisam entender o que o negócio entrega, o que o negócio trabalha”, ressalta Filipe Honorato. Tal ponto é fundamental, inclusive, para se trabalhar a gestão comercial da indústria. “As indústrias brasileiras, em via de regra, também não tem uma política comercial. Elas entendem que comercialização é como um talento ou uma habilidade”, alerta o sócio das empresas Ethos e ConstruLearning. Após entender exatamente o que trabalha o seu negócio é preciso compreender também o mercado em que se está inserido.
4 dicas para realizar uma boa gestão empresarial
- Consultar entidades parceiras como Sebrae, ABCP e Ethos, para descobrir quais os pontos falhos na sua gestão e como corrigi-los. “Elas precisam olhar para dentro e entender seus custos, seus produtos, o que compra e o que vende, quantas pessoas precisam para trabalhar etc”, ressalta Filipe Honorato.
- Controlar todos os insumos que entram e que saem. Esse ponto é primordial para garantir que não haja prejuízos.
- Registrar todos esses pontos. A organização dessas entradas e saídas, em um sistema de gestão digital, é fundamental para não se perder dados.
- Gerar indicadores para ajudar na tomada de decisões. Com os dados coletados, agora é o momento de analisar os pontos que precisam de melhores soluções.
Quer saber mais detalhes de como funciona uma indústria de pré-fabricados e o seu potencial de desenvolvimento em nosso país? Confira na edição especial do Papo Construtivo sobre o tema, que contou com a participação de Iria Lícia Oliva Doniak, presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCIC):
https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/pre-fabricados/
O post Gestão empresarial: descubra como controlar os custos da sua indústria apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Gestão empresarial: descubra como controlar os custos da sua indústria Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário