quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Dicas econômicas para sua loja em tempos de pandemia

O varejo de materiais de construção tem sofrido com as consequências dos efeitos da pandemia, pois é um setor que depende muito da expectativa e confiança das pessoas. Em uma situação de crise e perda de empregos, é natural que investimentos no setor construtivo, em novas obras e, até mesmo, em pequenas reformas, sejam adiados, tendo em vista que oneram a compra de materiais e a contratação de profissionais. Por isso, a necessidade de economia nestes tempos desafiadores tem sido um fator primordial para que as lojas de materiais mantenham suas contas equilibradas.

Para que as lojas de materiais de construção consigam se manter ativas e crescentes em meio a essa situação atípica foram necessárias algumas reestruturações e adaptações, tanto para o público que frequenta quanto para os funcionários. Para enfrentar as dificuldades que surgiram, os lojistas  precisam estar preparados para garantir o melhor atendimento e conforto aos seus clientes. De acordo com Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi-SP, dentro das restrições estabelecidas pelos governos em seus âmbitos municipal e estadual, o atendimento não está como antes da pandemia.

 

Dicas econômicas: ações voltadas para os compromissos

Muitos lojistas tiveram dificuldades para realizar os pagamentos de seus funcionários e fornecedores, e também, para obtenção de crédito no mercado financeiro, o que tem prejudicado o avanço do setor e, principalmente, a reestruturação de pequenos e médios empresários. Para o representante do Sincomavi-SP, nesse momento, qualquer tipo de ação do lojista estava e está totalmente voltada para cumprir com os seus compromissos principais que são as contas de aluguel, água e luz, além de qualquer ação de marketing e divulgação ou promoção, que também são ações bem-vindas agora. Confira abaixo algumas dicas econômicas para a sua loja enfrentar esse período:

1- Solicitação de prorrogação de títulos junto aos fornecedores;

2- Manter sempre o caixa positivo em caso de imprevistos;

3- Comprar apenas o suficiente para as vendas de materiais;

4- Procurar sempre os fornecedores que disponibilizam descontos;

5- Não comprar mais material do que o necessário para a manutenção.

 

Dificuldades e aprendizados em tempos de crise

Para Alexandre Suguiura, diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura, muitas foram as dificuldades enfrentadas nos últimos meses, entre elas, a preocupação com a saúde dos funcionários e clientes, dificuldade financeira (para pagar funcionários e fornecedores), falta de mercadorias e burocracias operacionais. Porém, muitos foram os aprendizados também. Um dos mais importantes deles está a necessidade de manter sempre caixa positivo para possíveis imprevistos, pensando que alguns gastos, como luz e água, são inevitáveis para a loja que precisa se manter aberta. “O setor de material de construção é extremamente essencial para o dia a dia das pessoas”, destaca.

Ainda de acordo com Reinaldo, é preciso ter atenção para alguns pontos como, por exemplo, não estocar mais produtos do que o necessário e também manter a preocupação com o público sempre “fidelizando os clientes da loja ainda mais com atendimento, mercadoria necessária aos anseios dos mesmos e preço, cortando as despesas supérfluas”, orienta.

 

Veja como implementar as redes sociais na sua loja e dar um passo extremamente importante na sua jornada digital: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/redes-sociais-dicas/

 

O post Dicas econômicas para sua loja em tempos de pandemia apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Dicas econômicas para sua loja em tempos de pandemia Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário