Uma loja de materiais de construção precisa se manter atrativa para os clientes, tanto para engajar os atuais quanto para atrair os potenciais consumidores. Para isso, é muito importante criar estratégias que tragam mais visibilidade para o lojista, seja por meio do oferecimento de descontos ou em ações promocionais.
Antes de criar uma campanha de desconto ou promoção, é muito importante elaborar um planejamento tendo em vista os principais objetivos a serem alcançados e, com isso, determinar quais serão as ações necessárias para se chegar ao resultado planejado. Vale destacar que também é fundamental entender quais as ações que fazem mais sentido para a loja, considerando o perfil do seu público.
De acordo com Felipe Chiconato, consultor financeiro e de negócios, existem algumas diferenças entre a promoção e o desconto que precisam ser levadas em consideração antes de elaborar uma estratégia nesse sentido. A promoção é o ato de promover, ou seja, de divulgar, fazer-se notar, aparecer, intuído de tornar conhecido e/ou aumentar as vendas. Já o desconto, é quando abaixamos o preço de um produto e estamos diminuindo a percepção de valor dele pelo cliente. “Sabe aquela promoção que dura mais de um mês, às vezes o semestre, já não é mais promoção, e sim, preço!”, alerta.
Promoção vs Desconto: entenda as diferenças
Ainda de acordo Chiconato, é muito importante ter atenção na hora de criar uma campanha e não confundir os dois, achando que promoção é dar desconto. “O processo para ter o desconto precisa está condicionado a uma relação de troca, de um alcance de objetivos”, ressalta. Veja as exemplificações abaixo:
- Fornecer o desconto a partir de x unidades compradas: o objetivo é vender um volume mínimo de unidades do produto para o cliente;
- Fornecer o desconto conforme o meio de pagamento: normalmente, o meio cartão de crédito é o mais caro, ou parcelado. Se o pagamento for à vista é possível pensar em alternativas de descontos. A conta só não pode sair mais cara que o que você perderia com a venda parcelada;
- Montagem de kits: essa solução é normalmente utilizada para introdução de algum novo produto ou para limpar estoques de produtos de baixo giro.
Confira 5 estratégias para aplicar desconto na sua loja
1° – Vale-compra (crédito) para a próxima compra, pois a ideia aqui é diluir o desconto em duas compras;
2° – Produto adicional que agregue o contexto do outro produto, não custe muito para a loja e tenha baixo giro de venda. Neste caso, o cliente vê o preço de venda do produto e para você, o custo é menor do que essa percepção;
3° – Cartão fidelidade: a cada 10 compras, por exemplo, a 11° é grátis;
4° – Convênio com outras empresas e parcerias que possam fortalecer as duas empresas;
5° – Desconto financeiro: o conselho de Chiconato é que esta seja a última opção, lembrando que deve condicionar isso ao meio de recebimento, e este desconto não pode ser maior que a taxa da sua pior opção. “Por exemplo, se sua taxa de cobrança de crédito é 3%, você poderá dar este valor no desconto ou menos para quem pagar em dinheiro”, explica.
Bônus: cuidado com a palavra à vista
Outro ponto importante destacado pelo consultor é tomar muito cuidado quando for divulgar a campanha com o termo “à vista”. Pois, para o cliente, o crédito para trinta dias é uma forma de pagamento à vista. Para evitar essa interpretação, especifique a forma de recebimento comunicando e dizendo “em dinheiro”. “Se o desconto monetário vier muito fácil, você passa uma mensagem que o produto não vale aquilo que você está cobrando”, alerta. Portanto, é muito importante criar uma estratégia assertiva contemplando todos os pontos já listados aqui e seguir firme a fim de alcançar os melhores resultados.
A formação de preços dos produtos na loja de materiais de construção também é um ponto fundamental na hora de criar uma promoção ou dar desconto. Ela deve ser feita sempre com muita cautela e planejamento, até para garantir o lucro sobre as vendas de produtos.
Quer saber mais sobre formação de preços? Acesse e confira:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/vendas-material-construcao/
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