A concretagem estrutural é um processo que pode ser executado rapidamente, contudo, é um dos eventos que mais merece atenção dos envolvidos. Como se tem muitas especificidades no processo, não apenas durante, mas como também anteriormente à sua execução assim como na pós concretagem, é importante que se tenha um profissional tecnicamente habilitado acompanhando-o.
De acordo com a professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Uninove, Larissa Regina Gonçalves J. de Oliveira, é muito importante também que seja realizado previamente o planejamento de concretagem de forma a evitar as denominadas “juntas frias“. Determinando a sequência de concretagem no dia e, para tal, faz-se também fundamental ter previamente definidos os equipamentos que serão necessários para a realização da concretagem: se serão utilizadas gruas para auxílio da concretagem ou bombas, e determinar quais tipos de bombas e bombeamento. [confira mais detalhes sobre bombeamento de concreto]
Processo de concretagem e montagem de fôrmas
Ainda segundo a docente, o início do processo de concretagem se dá com a montagem das formas no canteiro de obras que, comumente, são utilizadas em madeira. Existem formas específicas dependendo da quantidade de vezes que ela foi utilizada anteriormente, portanto, não se deve usar qualquer tipo de madeira, principalmente, devido à absorção d’água que estas fazem do concreto. A montagem das fôrmas de lajes, vigas e pilares também deve obedecer a um projeto específico estrutural. “Além das formas é importante que as armaduras (aço) estejam devidamente posicionadas em seus respectivos elementos estruturais; estas também balizadas pelo respectivo projeto estrutural”, ressalta.
É importante citar que, normalmente, não é recomendável que se faça concretagem de lajes, vigas e pilares no mesmo dia. Deve-se respeitar um ciclo mínimo de amadurecimento do concreto e, o que eventualmente se pratica é que lajes e vigas sejam concretadas em um só ciclo, enquanto pilares em outro momento. Um prazo “padrão” que se utiliza é de 7 dias por ciclo de pavimento (pilares e lajes e vigas concretados ao total em 7 dias até se concretar o próximo pavimento). Durante o processo de concretagem estrutural é importante considerar alguns pontos para garantir que a mesma seja executada corretamente.
Confira abaixo o passo a passo para garantir o sucesso da concretagem estrutural:
Previamente a concretagem
Deve-se assegurar que formas e armaduras estejam devidamente posicionadas assim como as instalações estejam embutidas (elétricas e/ou shafts hidráulicos), ou seja, deve-se conferir que os projetos envolvidos das diversas disciplinas executivas tenham sido seguidos à risca. Assegura-se também a limpeza das formas, eliminando serragens e/ou quaisquer elementos que não sejam parte integrante do elemento estrutural.
Durante a concretagem
É importante garantir a qualidade do material recebido (no caso de concreto usinado), e, para tal, se faz importante assegurar: que o caminhão betoneira esteja lacrado quando na chegada à obra; verificar se o tempo da saída da usina até o fim da peça concretada com aquele caminhão betoneira não exceda 2 horas e 30 minutos; garantir que o material comprado seja o mesmo que consta na especificação recebida (conferência da nota fiscal x solicitação de compra), principalmente quanto ao fck; garantir que a consistência do concreto esteja de acordo com o projeto (por meio do slump test); coletar os corpos de prova para realizar os ensaios mínimos de resistência para rompimento futuro (aos 7, 28 e/ou aos 63 dias).
Após a concretagem
É muito importante garantir a cura úmida do concreto no prazo recomendável (normalmente, não menos que 48 horas a 72 horas) e assegurar que não sejam colocados grandes carregamentos sob os elementos recém concretados. Deve-se seguir com as retiradas de escoras e/ou mantê-las conforme orienta o referido projeto: algumas escoras são retiradas aos 7 dias e outras se mantém por 28 dias. Na retirada das fôrmas deve-se ter atenção à forma de execução desta, de modo que não agrida não apenas as formas (que, normalmente, são reaproveitadas em próximos pavimentos da mesma obra), mas também, ao próprio elemento estrutural em si.
Mapeamento e rastreabilidade do concreto
No lançamento do concreto é imprescindível que o mesmo seja mapeado para garantir a rastreabilidade de cada caminhão betoneira (de cada nota fiscal) aos respectivos locais de aplicação (sejam lajes, vigas e/ou pilares). Esta rastreabilidade é fundamental para que futuramente, caso seja detectado que aos 28 dias um concreto não obteve a resistência mínima esperada, sejamos assertivos junto ao projetista estrutural na tomada de decisão e, até mesmo, para condenar ou não uma estrutura total ou parcialmente. Outro ponto importante para garantir que não surjam problemas como, por exemplo, deformações na estrutura ou problemas com patologias no futuro, é que se tenha a supervisão de um profissional qualificado e o acompanhamento dos resultados dos testes executados em laboratório.
Quer saber mais sobre a durabilidade das estruturas de concreto? Confira em nosso Papo Construtivo: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/estruturas-de-concreto/
Conteúdo realizado em parceria com a professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Uninove, Larissa Regina Gonçalves J. de Oliveira.
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