terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Como atrair clientes pelas redes sociais

Por Nathalia Lopes

O crescimento de vendas on-line aumentou 12% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ebit/Nilsen, que faz parte da 40ª edição do levantamento Webshoppers. Até 2021, esse número deve dobrar, segundo um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.

Enquanto a venda on-line é a realidade de muitos setores da economia, para o varejo de material de construção ainda é um futuro, de acordo com Ivy Farias, assessora de imprensa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), principalmente, quando falamos de pequenas e médias lojas de materiais de construção – que representam 98% do setor atualmente.

Com pouca ou nenhuma presença em redes sociais, esse nicho utiliza somente o WhatsAapp para fechar negócios. “Mestres de obras e pedreiros, por exemplo, fazem pedidos por mensagens trocadas graças ao aplicativo”, completa Ivy.

Entendendo as possibilidades que as redes sociais podem proporcionar para as vendas, é importante que o mercado comece a explorar novas oportunidades. Saiba por onde começar e como atrair clientes pelas redes sociais:

Como começar no mundo das redes sociais?

Segundo Ivy, toda comunicação é válida, por isso, a presença virtual é importante, ainda que seja para informar dados básicos da loja, como endereço, horário de funcionamento, se aceita ou não cartão de débito ou crédito. “O primeiro passo é fazer uma lição de casa bem feita”.

A assessora também alerta para a coerência no “time” do atendimento, ou seja, se a loja funciona de domingo a domingo a comunicação on-line deve refletir isso – as respostas não podem chegar um mês depois. “Também é importante não querer abraçar o mundo de uma vez. Existem inúmeras redes (Facebook, Instagram, LinkedIn e Whatsapp, por exemplo) e é importante se perguntar se é necessário estar mesmo em todas e se é preciso estar o tempo todo”.

Em um mercado como o varejo de material de construção – conhecido pela venda assistida, onde os vendedores são bem treinados para ajudar o consumidor a tomar decisões – essa função torna-se uma atribuição a mais para o microempreendedor, que já lida com compras e com a contabilidade do negócio.

Por isso, é importante saber delegar essa função a um profissional de confiança que construa e mantenha a reputação da empresa, on-line e off-line. “Sempre tem um estudante ou profissional em começo de carreira capacitado para isso”, aconselha Farias.

Caso o lojista ainda não consiga arcar com os custos da contratação de um profissional, estudar o assunto é o melhor caminho. “Fazer cursos (já existem inúmeros on-lines bons) é importante para que as redes sejam adequadas ao que se espera delas. Não adianta postar um conteúdo de economia no Pinterest, por exemplo”. Isso significa que é preciso compreender o tom de voz criado para falar com o público em cada um desses canais.

Quais táticas usar para atrair clientes?

Para a assessora de imprensa da Anamaco, o primeiro conselho é o boca a boca. “O cliente de material de construção compra em lojas num raio de até dois quilômetros de sua residência. Logo, os clientes do lojista estão no mesmo lugar onde sempre estiveram: em casa”. Portanto, escolher parceiros locais fará com que eles repostem seu conteúdo compartilhando, assim, a audiência do mesmo território.

“Outro ponto básico é oferecer um conteúdo de qualidade e confiança para que o cliente vá até o comércio em que se sentiu mais seguro. Compartilhar dicas de manutenção, orientações gerais de uso dos produtos que os varejistas são experts é fundamental”. Isso quer dizer: diferencie-se! Crie conteúdo sobre os produtos que vende ao invés de apenas postar suas fotos com os preços.

Um case de sucesso nesse assunto é o Grupo Balaroti, que conta com mais de 47 mil seguidores do Instagram e 169 mil no Facebook. O cuidado com as redes sociais começou em 2017, mas de acordo com Fernando Beker, gerente de publicidade e propaganda da empresa, esse ano o investimento tem sido mais presente e necessário.  “Investir nos canais digitais não apenas fidelizou os clientes que compram no Balaroti há anos, como também atraiu novos clientes”.

O motivo da boa repercussão do grupo vai ao encontro das dicas anteriores. “O intuito sempre foi trazer mais do que apenas ofertas, e sim, conteúdos para ajudar o cliente a escolher o melhor produto de acordo com sua necessidade. Também trazemos informações técnicas sobre os itens, esclarecemos dúvidas que surgem muitas vezes na hora de escolher o produto, inspirações de ambientes, entre outros”, explica Fernando.

Por fim, Ivy sugere que um começo pode ser focar na divulgação do produto mais vendido da sua loja, já que o varejo costuma trabalhar com uma variedade grande de itens. Assim, o trabalho pode ser reduzido, mais certeiro, e funcionar como venda-abre alas, que abrem portas para o cliente conhecer e comprar mais.

 

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