Iniciar uma reforma de casa pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas. Independente do tamanho da intercessão, seja uma pintura ou até mesmo pequenos reparos, além das grandes mudanças que necessitam de quebra de paredes e mão de obra específica, é preciso tomar cuidado para evitar dores de cabeça. Por isso, é fundamental ter um projeto especial de acordo com as necessidades daquela obra bem como um bom planejamento, escolha de mão de obra e cotação de fornecedores qualificados.
De acordo com Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi e da Conibase, geralmente, o responsável pela compra de elementos na loja de materiais de construção não é necessariamente o consumidor final. “O cliente vai mais quando é coisa simples como, por exemplo, consertar um chuveiro”, destaca. Já quando se trata de uma obra mais elaborada ou de infraestrutura, ele deixa para um profissional especializado como o engenheiro, arquiteto ou pedreiro. “Isso vai depender muito da fase em que a obra se encontra e do objetivo final”, salienta.
Planejamento de uma reforma de casa
A parte de planejamento de obra é muito importante e pode garantir muita economia ao contratante, o grande problema é quando a obra sofre constantes alterações, porque acaba gerando prejuízos financeiros com a reforma de casa e, consequentemente, gerando retrabalho. “O planejamento é tudo e garante um controle maior do que foi gasto de quais materiais foram utilizados”, destaca. Outro ponto importante a se destacar, é que o cliente precisa ter em mente exatamente o que ele espera daquela intervenção.
Confira abaixo os tipos de reforma de casa:
Pequenos reparos: os pequenos reparos são os mais comuns e, geralmente, são executados pelo próprio cliente final ou por algum profissional da obra de sua confiança, isso acontece muito em uma troca de chuveiro ou lâmpada, por exemplo.
Reforma estrutural: esse tipo de reforma está relacionada aos encanamentos, parte hidráulica e elétrica do empreendimento bem como se haverá ou não a necessidade de inserir ou derrubar alguma parede e que afetam todo a estrutura como um todo.
Reforma estética: agora quando é uma reforma mais voltada para a estética e estilo do imóvel, o cliente prefere tomar decisões ou contratar um arquiteto ou alguém voltado para o design para auxiliá-lo.
Entenda a importância de reformar imóveis antigos
O primeiro passo para reformar um imóvel antigo é fazer uma vistoria para entender o que precisa ser feito e também ter em mente no que quer transformar aquela casa. “Porque tem paredes que não podem ser quebradas e é preciso pensar em como irá prejudicar a parte estrutural do imóvel”, ressalta. Então, tudo isso vai variar muito com o objetivo da reforma para qual será destinado aquele empreendimento, as necessidades de adaptação, em que serão exigidas adaptações em uma casa antiga para qual aquela estrutura não está devidamente preparada e os problemas inerentes à ação do tempo naquela casa.
“O problema de comprar um imóvel antigo é que é uma caixinha de surpresas porque a gente não sabe o que tem atrás da parede”, destaca o diretor da Conibase e representante do Sincomavi. Então, em uma reforma de casa, principalmente, as antigas, às vezes é definido que irá reformar o banheiro e acaba tendo que reformar a casa inteira porque existe a parte elétrica e a hidráulica, e não compensa fazer só em uma parte do imóvel quando várias outras requerem atenção.
Outro ponto de igual importância é que todas as notas de compra de material adquiridos para a execução de uma obra devem ser guardadas para quando vender, o proprietário do imóvel tenha algum retorno sobre esse investimento, “a economia será vista lá na frente porque acaba afetando o custo final do imóvel na hora da venda”, ressalta.
Veja também, os detalhes para realizar uma reforma de banheiro: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/reforma-banheiro/
O post Como diminuir custos com a reforma de casa apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Como diminuir custos com a reforma de casa Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário