Devido ao momento delicado de quarentena que o mundo está enfrentando e, principalmente, os empresários, muitos funcionários estão buscando mais qualificação para se adaptar às novas tecnologias e aos novos tempos, que são incertos. A capacitação na loja de materiais de construção é um dos fatores que tem ganhado destaque, tanto em eventos voltados para a área como também em sites que oferecem cursos online.
Alguns gestores acreditam que investir em capacitação profissional do funcionário da loja pode gerar um custo muito alto e sem retorno, isso acontece, possivelmente, por causa da rotatividade de empregados. O pensamento é que quando o funcionário deixar a empresa, esse investimento acaba sendo perdido, pois a loja de materiais não vai contar com a qualificação que ela mesma ofereceu. No entanto, o próprio investimento em qualificação dos funcionários é, muitas vezes, uma das razões para a redução da rotatividade. Tendo em vista que é considerado um benefício fornecido pela empresa e que se torna cada vez mais valorizado em diversos setores.
O papel do gestor da loja de materiais de construção passa também pela conscientização da necessidade de investimento em qualificação para que os funcionários valorizem esse benefício, além de estabelecer quais as competências que precisam de desenvolvimento para que o processo de capacitação do funcionário na loja seja efetivo e ele se desenvolva como um excelente profissional em sua área de atuação.
De acordo com Fernando Rocha, especialista em branding e CRM da Caixa Econômica Federal, o mais importante é a capacidade de se adaptar aos novos tempos e a uma nova realidade de aprendizado contínuo, chamado atualmente de “Life Long Learning”, um termo em inglês que quer dizer que o aprendizado nunca se acaba, se renova constantemente e a cada atualização temos novos aprendizados a conquistar. “Eu diria que o segredo é entender este conceito de aprendizado contínuo e aplicar na vida. Desta forma, as pessoas iniciarão agora durante a quarentena um aprendizado que não acabará para o resto da sua jornada”, orienta.
De acordo com Rocha, estar determinado é peça chave. Diversas empresas de cursos online disponibilizaram seus conteúdos de forma gratuita e com a quarentena, muitos profissionais estão com mais tempo para investir em outras atividades, como os estudos e especializações em temas de seus interesses. “Mas ressalto a importância de começar. Mesmo que a pequenos passos, comece algo agora”, destaca. Do contrário, muitos serão consumidos pelas redes sociais e conteúdos que não agregaram para suas carreiras profissionais. “E como chave para isso, eu diria que a disciplina é determinante”, complementa.
Benefícios dentro e fora do ambiente profissional
Capacitar o funcionário da loja também é uma forma de treinar e direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento, podendo levar benefícios não só no ambiente profissional, mas para o pessoal também. Por meio da capacitação profissional, o funcionário se sente reconhecido, com maior conhecimento sobre as necessidades específicas da loja, do setor, passa a ser mais proativo e, até mesmo, pode estar preparado para capacitar outras pessoas. Todos esses pontos levam ao aumento da sua confiança, que é fundamental para garantir a melhor atuação, principalmente, quando se trata de vendas.
Uma sugestão universal, que serve não só para o setor do varejo de materiais, dada pelo Fernando, é o curso de Inteligência Emocional que a Escola Conquer disponibilizou de forma gratuita. Segundo Rocha, este é um tema extremamente atual e necessário para qualquer negocio ou pessoa.
“Além disso, para este momento e para o aprendizado de como guiar seu negócio nesta nova era, é preciso buscar cursos ligados à transformação digital e também sobre técnicas de vendas para aprimorar a habilidade de todos da equipe”, ressalta.
A importância de se atualizar é uma parte essencial para o sucesso dos negócios, principalmente, com relação ao funcionário que se sente mais valorizado e tem pretensões de crescer no estabelecimento. “O resultado de um profissional motivado e qualificado certamente recompensará o valor investido pelo empregador, mesmo com pouco tempo de produção”, finaliza.
Conheça plataformas que oferecem cursos online para sua quarentena:
Sincomavi Educa: realizado pelo Sincomavi-SP, essa plataforma de cursos online entrega conteúdos especializados para o setor de varejo de materiais de construção. Os últimos cursos online e gratuitos estão totalmente de acordo com a realidade do nosso período de quarentena: Marketing e Vendas para enfrentar a crise e Webnário “Atitude – Uso racional da crise”.
FGV Online: a Fundação Getúlio Vargas também liberou diversos cursos online de forma gratuita. Com temas relacionados à gestão financeira, que podem auxiliar até mesmo nas contas pessoais, existem cursos para diversas áreas de negócios, como direito, marketing, gestão de pessoas entre outros.
Instituto da Construção: com cursos focados nas etapas das obras, direcionados para profissionais da construção, o Instituto da Construção tem uma vasta gama de opções para este público. No entanto, até a finalização dessa matéria, não haviam cursos online gratuitos.
Aproveite e veja como diminuir a rotatividade de vendedores na loja:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/rotatividade-na-loja/
O post Veja como aproveitar a quarentena para aprender apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Veja como aproveitar a quarentena para aprender Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário