quinta-feira, 7 de maio de 2020

Cuidados para evitar a Covid-19 nas lojas de materiais de construção

O novo Coronavírus, identificado originalmente na China, provoca uma doença, a Covid-19, que tem causado muitos transtornos tanto para a gestão da saúde mundial quanto para a economia. O lojista de materiais de construção está sentindo o impacto da queda nas vendas devido as medidas de isolamento social orientadas pelos órgãos de saúde do Brasil e do mundo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). O período de incubação do Coronavírus costuma ocorrer de 2 a 14 dias e quando a pessoa está infectada, passa a transmitir o vírus para quatro pessoas ou mais, mesmo que ela esteja assintomática. Sem encontrar defesas, o vírus se propaga com muita rapidez e facilidade.

Os sintomas também são semelhantes aos da gripe, incluindo febre, tosse, dificuldade respiratória, coriza, dor de garganta e, nos casos mais graves, pneumonia e insuficiência respiratória. Em alguns casos, a Covid-19 não apresenta sintomas, mas em outras, ela pode causar uma síndrome aguda respiratória grave em pessoas de todas as idades, principalmente, em idosos, podendo até levar a óbito. No Brasil, até a finalização dessa reportagem, mais de 2.400 pessoas morreram por conta desta doença.

 

Entendendo a gravidade e os riscos do novo Coronavírus, é muito importante que os gestores e funcionários das lojas de materiais de construção que estejam ainda em funcionamento, sigam algumas dicas e orientações que devem ser levadas em consideração para evitar a disseminação do vírus:

 

– Disponibilizar álcool acima de 70% para assepsia dos produtos e materiais;

– Lavar as mãos e utilizar álcool em gel com frequência é muito importante;

– Usar máscaras de proteção e ficar a um metro de distância para evitar o contágio.

 

De acordo com Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi-SP, existem algumas diretrizes para o enfrentamento ao Coronavírus e é fundamental que sejam evitadas aglomerações e a permanência excessiva dos consumidores nas áreas de vendas. Esses cuidados são válidos, a princípio, no município de São Paulo, pelo Decreto nº 59.298, que estabelece a intensificação nas ações de limpeza no ambiente comercial, oferta obrigatória de álcool em gel aos clientes, bem como a divulgação das informações em relação à Covid-19 (Coronavírus) e das medidas de prevenção, mas também é importante consultar a legislação de cada região. O Sincomavi-SP, inclusive, preparou um resumo para ajudar o comerciante do setor a atender a legislação e ainda recomenda outras ações.

 

Previsões e consequências para a economia

Para Reinaldo, as previsões pós-pandemia não são nada animadoras: aumento na taxa de desemprego, quedas nas vendas, elevação no número de falências e recessão. “Estou realmente bastante pessimista com os próximos anos. Será preciso muito tempo para a economia brasileira se recuperar desse baque”, lamenta. Ainda de acordo com ele, a maioria das lojas de materiais de construção se encontra numa situação muito difícil, pois o cenário vislumbrado se revela péssimo. Mesmo as empresas mais sólidas já realizam e projetam cortes no quadro de funcionários, redução na oferta de linha de produtos, desabastecimento e fechamento de filiais.

Para aqueles lojistas de materiais de construção que já estão sofrendo há anos com dificuldades devido às consequências negativas da economia, o sentimento é de desespero, pois o fim das operações se mostra iminente. “A recessão, que já teve início, será como uma bola de neve descendo a montanha e atingirá todos os setores da economia”, destaca.

Quer saber como a Votorantim Cimentos pode te ajudar a enfrentar essa crise? Confira o VC Ajuda:

https://vcajuda.com.br/

 

 

O post Cuidados para evitar a Covid-19 nas lojas de materiais de construção apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Cuidados para evitar a Covid-19 nas lojas de materiais de construção Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário