Não é de hoje que o setor de varejo de materiais de construção no Brasil enfrenta algumas dificuldades para se adaptar à digitalização, ainda mais em um período de pandemia. Pois, com a chegada da internet, do e-commerce e dos grandes marketplaces, a visibilidade dos pequenos lojistas de bairro, que são a maioria dos empreendedores deste tipo de negócio, tem sido impactada pelas ações das concorrências.
Além da ação da concorrência, a pandemia da Covid-19 também impactou o setor de uma forma que no início do ano, que era de boas perspectivas, não poderia ser imaginada. Muitas lojas estão amargando resultados ruins desde o início do isolamento social e muitos proprietários estão perdendo noites de sono, pensando em formas de manter suas equipes empregadas e de continuar, simplesmente, funcionando.
Pensando no desenvolvimento do setor e em como auxiliar os varejistas de materiais de construção neste momento de pandemia, nós demos início a uma série de lives. A primeira delas aconteceu no dia 13 de maio, “Lições da Pandemia: Como alavancar as vendas nas lojas de materiais de construção”, e contou com a participação especial de grandes nomes do varejo de materiais de construção como Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, Cláudio Araújo de Lima, diretor do Sincomavi-SP e Lucas Harb, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos.
Nossa live foi conduzida pelo Lucas Harb, representante da Votorantim Cimentos, e reuniu mais de 150 pessoas ao vivo no pico da transmissão sendo visualizada por mais de 3.000 pessoas no Facebook, que estavam em busca de diversos esclarecimentos, dicas e ações efetivas para lidar com esse momento de crise que estamos enfrentando.
Confira abaixo os principais pontos abordados durante a live:
- Custos internos: como reduzi-los e ainda ter lucro;
- A importância do e-commerce e das redes sociais;
- Estoque parado: como lidar com este problema?
- Capacitação: como aproveitar a quarentena para investir na equipe;
- Dicas e recomendações para colocar em prática na loja;
Waldir Abreu, da Anamaco, destacou que agora é o momento de resolver os problemas que o lojista ficava empurrando com a barriga e perceber os aprendizados para sair dessa crise melhor do que entrou. “É importante também saber se portar na internet. Para isso, um ponto fundamental é a capacitação”, enfatizou. Já de acordo com Cláudio, é muito importante salientar que não se pode esquecer que todos os lojistas estão em uma situação difícil desde o fechamento em 20 de março das lojas de materiais de construção e, com isso, o planejamento fica todo perdido e desestruturado. Então, é preciso reaprender a atender o cliente e esse é um ponto fundamental: “Nesse momento, qualquer ação que a loja vai tomar, antes é preciso pensar em toda a cadeia e ter todo o cuidado desde o colaborador até o cliente”, ressaltou.
A digitalização cada vez mais inevitável para o setor
Buscar meios para se atualizar e se capacitar para colocar em prática medidas eficientes para manter a loja em funcionamento e com um bom retorno de vendas tanto no ambiente físico, quanto para aqueles lojistas que possuem também e-commerce ou presença ativa no ambiente online, se torna cada vez mais importante, ainda mais em um momento de isolamento social.
Se antes, era comum que o cliente chegasse à uma loja de materiais de construção com dúvidas e, logo no balcão, levantasse suas questões ao dono da loja; hoje, esse mesmo cliente está tirando as mesmas dúvidas sem sair de casa, usando ferramentas de busca na internet, e após escolher os materiais e produtos que precisa, ainda busca os preços antes de ir à loja física.
Em um mundo onde a internet domina e tudo aquilo que se compra no físico, antes é pesquisado no Google e em sites confiáveis sobre informações de produtos na internet, para que não haja nenhum erro ou decepções com a futura compra, não estar neste universo é perder visibilidade. E esse foi um dos principais temas discutidos na live do Mapa da Obra e levantado pelo público que interagiu ao vivo.
O tema da segunda live também foi voltado para os lojistas e se aprofundou ainda mais no mercado digital. Confira na íntegra a live sobre “Transformação Digital no varejo de materiais de construção”, com a participação especial de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
A transmissão foi oferecida por nós, do Mapa da Obra, portal de conteúdo da Votorantim Cimentos. Para mais dicas e informações, acompanhe o nosso site: www.mapadaobra.com.br.
O post “Lições da Pandemia” foi tema da primeira live do Mapa da Obra apareceu primeiro em Mapa da Obra.
“Lições da Pandemia” foi tema da primeira live do Mapa da Obra Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário