Com certeza, você já sabe da importância de ter um concreto de qualidade na hora de realizar uma estrutura, certo? Ter um concreto de qualidade, que já chega pronto na sua obra, além de facilitar o seu trabalho melhora a performance da sua entrega, fazendo com que seu cliente valorize ainda mais a sua execução. Mas para a sua obra ocorrer da melhor forma é preciso considerar alguns cuidados que podem garantir o sucesso da concretagem de uma laje como, por exemplo, o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Agora, confira abaixo os tipos de lajes mais comuns no Brasil:
- Lajes maciças;
- Lajes nervuradas;
- Lajes protendidas;
- Pré-fabricadas de cerâmica;
- Pré-fabricadas com painéis treliçados;
- Pré-fabricadas com poliestireno (isopor).
De acordo com a professora e coordenadora do curso de engenharia da Universidade Nove de Julho (Uninove), Larissa Regina Gonçalves J. de Oliveira, a concretagem é um processo que depende de inúmeros fatores e não apenas do material “concreto” em si, mas também do tamanho da equipe , assim como dos equipamentos envolvidos e a forma de concretagem que será realizada (bombas, grua etc.). “É sempre importante reforçar que a execução de uma concretagem deve ser balizada por um projeto estrutural e por uma “carta de traços””, ressalta.
Cuidados durante a concretagem de lajes
O início da concretagem de lajes se dá com a montagem das formas no canteiro de obras que, comumente, são utilizadas em madeira. Existem formas a depender do número de vezes que as mesmas serão utilizadas, não se deve usar qualquer tipo de madeira, principalmente devido à absorção d’água que estas fazem do concreto. “A montagem das formas de lajes, vigas e pilares também deve obedecer a um projeto específico estrutural”, orienta. Além das formas é importante que as armaduras (aço) estejam devidamente posicionadas em seus respectivos elementos estruturais; estas também balizadas pelo respectivo projeto estrutural.
Para facilitar o processo de concretagem de lajes a Engemix fornece concreto de alta qualidade para obras de pequeno porte, o que garante atributos indispensáveis que garantem a eficiência e durabilidade da edificação.
Também é fundamental ter atenção com relação ao acabamento da concretagem, no caso de lajes e vigas, é importante finalizar com o sarrafeamento por meio de réguas de alumínio e/ou desempenadeiras específicas existentes no mercado para tal. Outro fator a ser considerado são as normas de especificação como, por exemplo, a NBR 6118 – Estruturas de concreto armado – Procedimento (ABNT, 2014) que estabelece, principalmente, os aspectos de qualidade do concreto garantindo a execução adequada dos procedimentos de concretagem seja ela para uma grande edificação ou para obras de pequeno porte.
Quer saber mais sobre a qualidade do concreto Engemix? Acesse: https://www.engemix.com.br/
O post Dicas e cuidados para concretagem apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Dicas e cuidados para concretagem Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário