domingo, 9 de agosto de 2020

Mestre de obras: veja 5 características exigidas do profissional

Em um projeto de edificação, seja para um imóvel comercial ou residencial, são necessários alguns estágios pré-determinados que são realizados por diversos profissionais de vários setores envolvidos  em todo o processo de uma construção.  Entre eles, podemos citar o projetista, engenheiro e, um dos principais, o mestre de obras – que é um profissional indispensável para que todo o processo seja realizado com qualidade e dentro do prazo definido.

De acordo com a arquiteta Keila Pinho, antes do início de qualquer obra deve-se ter os projetos necessários para a construção da casa ou de outra edificação, algumas aprovações da prefeitura e também de outros órgãos responsáveis na cidade. É importante considerar que o mestre de obras esteja a par desse processo e conheça o trabalho do projetista feito antes do planejamento. “O planejamento da obra é extremamente importante para evitar problemas durante a execução e garantir um resultado satisfatório”, destaca. Um dos grandes benefícios de se contar com o mestre de obras, é que quando ele é um profissional multidisciplinar, ele agrega conhecimento prático ao teórico, contribuindo até mesmo neste trabalho inicial. 

Características exigidas do profissional


Pensando em tais questões que são cada vez mais exigidas na construção civil e que vão desde a otimização de processos até a gestão de pessoas em canteiro de obras, o mestre de obras necessita de características específicas e precisa também entender algumas questões práticas que fazem toda a diferença no dia a dia como, por exemplo, como lidar com conflitos que envolvem diretamente pessoas –  principalmente os de diferentes gerações e que possuem diferenças culturais -, além de ter um  entendimento dos processos demandados bem como o conhecimento sobre as novas tecnologias que surgem a cada dia e impactam cada estágio de uma construção.

Confira as principais competências exigidas:

  • Habilidade de comunicação e gestão de pessoas;
  • Conhecimento das novas tecnologias;
  • Uso consciente de materiais em canteiro;
  • Capacitação técnica em projetos;
  • Comprometimento com prazos e qualidade.

 

Diferenciais: dos custos de obra à  economia circular

Ainda segundo a arquiteta, outro ponto de grande destaque são os custos de uma obra que podem ser reduzidos com  projetos bem detalhados, métodos construtivos bem definidos e materiais especificados e de qualidade. “Um bom gerenciamento da obra, seguindo o que foi planejado é a melhor forma de manter custos e prazos”, ressalta. Além de todos os pontos já citados anteriormente, a  contratação desse profissional exige a experiência também com relação ao entendimento da necessidade de evitar o desperdício de materiais por meio do uso consciente dos mesmos em canteiro de obras, priorizando a economia circular. 

Dica bônus:  Busque cursos profissionalizantes


Não existe uma formação específica para o profissional responsável pela gestão do canteiro de obras, mas é de extrema importância pensar na especialização por meio de cursos de capacitação, afinal, este profissional participa ativamente de todas as etapas de uma construção, que vai desde a escolha e compra dos materiais utilizados até a coordenação das atividade de cada profissional da obra. A entidade educacional Senai, por exemplo, oferece diversos cursos para auxiliar na formação deste profissional. Vale considerar também, o Instituto da Construção, que traz cursos mais específicos para aqueles que desejam se destacar e se desenvolver na sua carreira. 

Adquirir conhecimento é uma dica fundamental para todos que desejam crescer. Sabendo disso, montamos a Biblioteca Mapa da Obra, que conta com materiais gratuitos para você baixar e obter conhecimentos técnicos sobre diversas etapas e metodologias de construção. Acesse: https://www.mapadaobra.com.br/biblioteca-mdo/

 

O post Mestre de obras: veja 5 características exigidas do profissional apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Mestre de obras: veja 5 características exigidas do profissional Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário