quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Fotografia de produto: como divulgar os materiais da sua loja

Toda empresa, marca, produto ou serviço presente hoje nas redes sociais e que deseja se destacar no mercado precisa entender, ao menos, o básico de marketing e divulgação na internet. Os consumidores estão cada vez mais atraídos pela apresentação visual e uma fotografia de produto mal feita pode acarretar até mesmo na perda da venda. Para isso, um dos pontos principais é trabalhar bem a imagem tanto de marca quanto de produtos.

Para Fernanda Kirmayr, docente do curso Fotografia Comercial com Celular do Senac São Paulo, a fotografia sempre tem que estar boa e ir de encontro com o estilo do público da página. É preciso ter em mente que a divulgação de um produto, seja em e-commerce ou nas redes sociais, passa por vários estágios que vão desde a produção e o cuidado com a iluminação na hora de tirar uma foto até o tratamento desta imagem para que ela esteja pronta para ser publicada nos canais digitais da loja, como Facebook, Instagram ou WhatsApp. “Faça fotos com o produto centralizado para poder cortar posteriormente no formato quadrado, que é o usado no instagram”, orienta a professora.

 

Dicas para melhorar a fotografia de produto da sua loja

Se o lojista for um revendedor, a importância da embalagem do produto aumenta, pois ele precisa se preocupar em mostrar que o produto vendido é original. Nesse caso, a recomendação é realizar, minimamente, três fotos: uma foto do produto, uma foto da embalagem e uma foto do produto ao lado da embalagem. Para a docente, a iluminação deve ser mais homogênea possível, por isso, é necessário evitar sombras e brilhos que interfiram na visualização do produto. “Nunca poste fotos desfocadas e evite poluição visual, o produto deve ser o centro das atenções”, complementa. Confira a seguir algumas dicas que garantem a qualidade de suas fotos:

  • Prefira fundos brancos ou neutros;
  • Tenha atenção ao enquadramento;
  • Garanta uma boa iluminação;
  • Cuide da estabilidade da câmera;
  • Experimente ângulos e montagens diferenciadas.

 

Nem sempre gastar muito dinheiro com um equipamento profissional de fotografia é sinônimo de perfeição nas imagens, às vezes, um smartphone com uma boa câmera e bons aplicativos de edição on-line já resolvem o problema e trazem a facilidade de apresentar detalhes e especificações do produto, assim, garantindo melhoria das vendas por meio das redes sociais da loja. É importante também garantir a estabilidade da câmera para que as fotos dos produtos não saiam tremidas. “A melhor dica é que as fotos realcem o que o produto tem de melhor. Mostrar os detalhes e enfatizar os diferenciais”, orienta a docente.

 

A importância da criatividade para criar imagens diferenciadas

Sempre procure por ângulos que mostrem as dimensões do produto. Se o produto for uma telha, por exemplo, não fotografar apenas de cima, pois essa foto será muito chapada e não será possível entender as formas da telha. “O ideal é fotografá-la na diagonal, meio de frente, para mostrar as formas e o volume da peça”, ressalta. “No caso de um produto pequeno, como um tijolo, podemos fazer fotos individuais do produto e também fotos com vários, talvez montar uma pirâmide, afinal, ninguém compra apenas um tijolo”, destaca. No caso de uma argamassa, por exemplo, pode-se utilizar uma foto da parede com o acabamento para que o cliente tenha noção da qualidade do produto e juntamente com essa foto, colocar as especificações do mesmo, para que a comunicação fique ainda mais assertiva. Usar a criatividade para criar imagens diferenciadas e criativas em vários espaços da loja pode ajudar a atrair ainda mais o consumidor.

 

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