A loja de materiais de construção é um negócio de natureza comercial, voltada especificamente para a venda de materiais para serem utilizados em pequenas reformas ou construção de casas, apartamentos, prédios e outras edificações do setor da construção civil. Existe nesse mercado uma infinidade de oportunidades para se abrir uma loja especializada tanto em materiais básicos, como telhas, tijolos, cimento etc., quanto na parte de acabamento e outros itens são vendidos em lojas de material de construção, tais como: lâmpadas, tinta, máquinas, luminárias, piso, chuveiro, acabamentos etc. “O varejo de material de construção é muito complexo. É impossível ter tudo em um lugar só por causa de estoque, reposição, controle, etc. Nem mesmo as chamadas “home centers” têm isso. Temos, no mínimo, cinco tipos de lojas: material básico, elétrica, hidráulica, home centers e de tintas. Todas estas se complementam no mercado”, ressalta Claudio Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco).
Renato Sá, que é diretor de planejamento da rede de franquias Tintas MC e um dos acionistas do grupo Allard, aponta que não é um processo fácil ser um especialista e estar no varejo, principalmente, no Brasil. O lojista que pretende abrir uma loja segmentada de materiais de construção enfrenta diversos entraves, entre eles, o principal é que nem todo lojista consegue ter acesso aos grandes fornecedores e isso acaba impactando no mix de produtos a ser oferecido aos consumidores, o que também acaba influenciando na lucratividade. “Acredito que o grande desafio de um lojista, já vem desde o início para montar uma loja”, destaca.
Para Renato, antes de entrar no mercado de lojas especializadas no segmento de materiais de construção, é preciso atentar-se para alguns pontos que fazem toda a diferença como, por exemplo, a escolha do local onde será inserida, o público que pretende-se atingir, as opções de vendas e, principalmente, os fornecedores, afinal, para um pequeno lojista é fundamental escolher o tipo de fornecedor mais adequado para o tipo de negocio que será feito.
Segmentações de materiais: Pesquisa de mercado e mix de produtos
De acordo com o representante das Tintas MC, primeiramente, é preciso se preocupar com a parte legal; depois, com a parte de qualidade/mix de produtos; e, também não menos importante, o lojista precisa verificar os custos do material que ele está recebendo e também realizar uma pesquisa de mercado para checar se o valor pelo qual ele pretende vender está de acordo com a margem que ele precisa obter de lucro para o negócio. “Não adianta o fornecedor falar que você vai comprar por 1 e querer vender por 2 se o mercado não está vendendo por 1,2”, orienta.
Logo, o lojista precisa sempre fazer uma avaliação do mercado e da concorrência para, de fato, entender todo esse processo e não obter resultados negativos por conta de uma má avaliação – ou falta dela. “Basicamente, quando a gente vai pro mundo de lojas especializadas de materiais de construção, não existem grandes contratos firmados e, sim, as políticas comerciais dos fornecedores. É importante entendê-las e dar preferência para fornecedores que estejam alinhados com os valores éticos da empresa”, destaca.
Ainda, de acordo com Renato, é preciso saber identificar oportunidades de negócios também com os fornecedores, porque, algumas vezes, a marca pode não ser tão conhecida, mas pode te oferecer algumas outras oportunidades. “No caso das tintas MC, que está no mercado há 55 anos, fica um pouco mais fácil, porque estamos há um tempo no mercado especializado e acabamos tendo um conhecimento maior desses fornecedores”, orienta. O ideal é escolher um fornecedor ético que forneça realmente o que acordou e também que cumpra as relações éticas de mercado, que seja formal e que não atue de uma maneira diferente disso. Esse é o mínimo que se espera e precisa como empreendedor, exigir que o fornecedor pague todos os impostos e faça todo esse processo inicial e legal de forma correta.
Sistema de franquia
Ainda, de acordo com o diretor de planejamento, a Tintas MC lançou recentemente um sistema de franchising que, basicamente, replica o conceito de um negócio já existente em outro mercado ou local e já faz 2 anos que a loja especializada em tintas é franqueadora (atualmente são 20 lojas e 88 lojas próprias). “O nosso franqueado, seja ele um empreendedor novo ou um lojista já existente, acaba adquirindo todo esse know how e todo esse relacionamento que temos com as marcas”, aponta. Outro ponto a ser destacado, é que contar com o preparo e apoio de grandes marcas com experiência no mercado já faz toda a diferença e quando o pequeno lojista cria uma parceria com uma loja que já tenha essa expertise, já encurta o caminho: “A pequena loja pode se transformar em uma grande loja de materiais de construção”, aponta.
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