Por Carla Rocha
Ao contrário do que muita gente pensa, os pregos não são todos iguais e variam tanto em tamanho quanto na forma e nos tipos de aplicação, além de serem insumos extremamente importantes para a indústria da construção civil. Portanto, para escolher o prego certo para cada atividade é fundamental ter conhecimento sobre o produto bem como suas peculiaridades e tipos de aplicação.
O prego é um componente cilíndrico muito utilizado na construção civil. Versátil, ele é composto por cabeça, corpo e ponta, podendo ser aplicado em diversas situações, sendo a parte achatada destinada a receber o impacto do martelo e a parte afilada destinada a facilitar sua penetração na madeira. Os pregos são, geralmente, produzidos em aço, devendo após a têmpera apresentar dureza superficial de 45 +- 3 HCR e devem ser revestidos com zinco por eletroposição e posteriormente passivados. Pode ser aplicada passivação brilhante ou com cromato, a critério do fabricante.
De acordo com a norma ABNT NBR 14269:1999 – Elementos de fixação – Pregos de aço temperado para fixação em concreto e alvenaria – Especificação, os pregos são indicados para aplicação em alvenaria em geral e para concreto com fck de até 20 MPa; em especial para substituir aplicação de buchas plásticas onde haja interesse em melhorar a resistência de fixação em função de temperaturas altas e são definidos dois tipos de pregos, segundo cada tipo de cabeça:
– forma A: cabeça oval;
– forma B: cabeça cilíndrica.
Tipos de prego e suas aplicações
Prego com cabeça: muito utilizado na construção de casas e confecção de estruturas, marcenaria e construções pesadas;
Prego sem cabeça: entre os principais benefícios, este prego possui ponta perfeita, além de não sujar as mãos e nem manchar a madeira. Ideal para marcenaria; móveis; assoalhos; rodapés; guarnições; janelas e portas;
Prego com cabeça dupla: esse modelo possui desforma rápida e elimina algumas etapas durante o fechamento de fôrmas, ideal para escoramento de lajes; estruturas temporárias e estruturas de bandejas;
Prego galvanizado: ideal para utilização em adornos, molduras e fixação externa na construção civil por possuir resistência à corrosão e maior durabilidade e segurança na fixação.
Cuidados para fazer o pedido
De acordo com a norma ABNT NBR 6627:1981 – Pregos comuns e arestas de aço para madeiras, o comprador deve indicar no pedido:
- a) identificação do produto e número da norma;
- b) quantidade, em kg;
- c) requisitos.
Além disso, a encomenda deve ser subdividida em tantos itens quantos forem os tipos de arestas e pregos, e também suas indicações. Se for de interesse do consumidor acompanhar a inspeção dos produtos de uma encomenda, o produtor deve conceder-lhe todas as facilidades necessárias para que ocorra a verificação de uma encomenda, sem causar interrupção do processamento ou atraso na produção.
Normas de especificação – referências técnicas
ABNT NBR 14269:1999 – Elementos de fixação – Pregos de aço temperado para fixação em concreto e alvenaria – Especificação
ABNT NBR 6627:1981 – Pregos comuns e arestas de aço para madeiras.
Quer saber mais sobre instalações elétricas? Confira aqui:
https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/cuidados-instalacoes-eletricas-canteiro-de-obras/
O post Tipos de pregos: descubra as funcionalidades de cada um apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Tipos de pregos: descubra as funcionalidades de cada um Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário